Primavera: tempo de renovar a sua casa

Inspire-se com a primavera e renove sua casa com pouca grana e muita criatividade. Confira ótimas dicas para repaginar ambientes

Primavera: tempo de renovar a sua casa

//
Postado por
/
Comentário1
/

Quando as primeiras flores começam a surgir no jardim, já sabemos: uma nova fase está chegando. É tempo de guardar os casacos, de trocar os móveis de lugar, de escancarar as janelas. É tempo de renovar. O fim do ano se aproxima, chegou a hora de fazer um balanço sobre o que passou e preparar-se para a chegada de um novo tempo. Repensar o guarda-roupa, os hábitos alimentares, a casa. Sim, esse é o momento ideal para repaginar seu lar. Siga as borboletas e confira algumas dicas para reorganizar ambientes com pouca grana e muita criatividade.

Limpeza é fundamental

Parece clichê, mas é sempre importante relembrar que manter móveis, portas e janelas higienizados podem gerar uma grande economia e manter sua casa sempre revigorada. Antes de investir em pinturas, por exemplo, lembre-se de limpar bem as paredes, principalmente em cozinhas – isso, muitas vezes, já garante um ótimo resultado e evita processos desnecessários. Aproveite a chegada do calor e do sol para limpar e arejar também armários e gavetas. Separe os objetos guardados em três categorias:

  • Itens fundamentais: aqueles de uso contínuo, que não podem ser descartados e/ou que estão em ótimo estado de conservação. Esses devem ser dispostos sempre à frente, ficando mais ao alcance das mãos;
  • Itens de uso esporádico: aqueles de pouco uso e/ou em estado mediano de conservação, mas que também não podem ser descartados (pelo menos até a próxima primavera). Esses devem ser dispostos mais ao fundo de gavetas e armários;
  • Itens a serem doados: aqueles de pouquíssimo uso, que estão esquecidos há mais de um ano (essa é uma boa maneira de saber se ainda merecem ser guardados). Lembre-se que, além de sempre existirem pessoas precisando de doações, você necessita, periodicamente, se desfazer de coisas antigas para que novas possam ocupar espaço. Não deixa de ser uma ótima forma de renovar as energias.

Fique atento aos detalhes

E já que o negócio é colocar a mão na massa, aproveite esse período para focar nos pequenos detalhes de sua casa. É comum que todo lar tenha alguns pequenos consertos para serem feitos – e que sempre acabam ficando para depois. Seja em encanamentos ou torneiras, tomadas ou interruptores, lâmpadas ou luminárias, faça vista grossa e comece ajustando tudo que for necessário. O bom funcionamento da elétrica e da hidráulica é fundamental. Preste atenção também nos itens de decoração que você tem utilizado. Já pensou em trocas quadros de lugar ou mesmo trocar as fotos de seus porta-retratos? Com pequenos ajustes, é possível dar uma cara nova aos cômodos.

Deixe sua vida mais colorida

Apostar em cores e estampas é uma ótima forma de renovar ambientes e isso pode ser feito de diversas maneiras. Que tal pintar apenas uma parede com uma cor de destaque no quarto ou na sala? Ou quem sabe investir em adesivos decorativos na cozinha ou no banheiro? Se você não quiser realizar grandes reformas, pode apostar em cores marcantes em cortinas, almofadas, tapetes ou toalhas de mesa. Sobre a escolha de cores, é importante fazer uma boa pesquisa para evitar exageros ou escolhas destoantes. Não esqueça que cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) tendem a deixar os ambientes mais aconchegantes, são perfeitos para salas, e cores frias (azul, verde, violeta) tendem a deixá-los mais calmos, são ótimos para quartos. Ferramentas como Color Wheel podem ajudar você. Assim, você pode decidir por cores complementares, para ornar objetos e divisórias.

cores-primavera

Traga a natureza para perto de você

Plantas são sempre bem-vindas, ainda mais nessa época do ano. Seja em casas com jardim, seja em apartamentos pequenos, reservar um espaço para flores e temperos é sempre uma boa escolha. As hortas urbanas estão em alta e são totalmente adaptáveis ao tamanho disponível. Além de uma decoração incrível, plantas trazem frescor a ambientes, ótimos aromas e, claro, podem ser boas aliadas à uma alimentação mais orgânica e saudável.

Que tal pequenos vasos, latas usadas ou caixas de madeira com manjericão, cebolinha, escarola, hortelã, orégano, salsinha, e outros temperos que você gosta? Parece ótimo, não é mesmo? Só não esqueça que hortas costumam exigir cuidados, como adubagem, rega constante e colheita. Já samambaias, kalanchoes, orquídeas, begônias, lírios e cactos são boas opções para quem não tem muito tempo para se dedicar ao cuidado de plantas ou mesmo para quem não possui muita incidência de luminosidade dentro de casa. Seja como for, sempre haverá uma planta que se adapta à sua realidade e que pode trazer mais vida para o seu lar.

natureza-primavera

Repense a disposição de seus móveis

Essa pode parecer a parte mais complicada, mas, calma, não é tanto quanto parece. Trocar os móveis de lugar é uma das atitudes que mais renovam ambientes e que podem trazer outros tantos benefícios, como conforto e praticidade. Mas, antes de sair trocando tudo de lugar, planeje bem. Estude o uso de cada móvel, aberturas de portas e gavetas, entradas de luz, circulação de pessoas, meça todos os itens e esboce suas ideias em um papel. Para quem investe em móveis modulares ou compactos essa mudança torna-se bem mais fácil – mais um motivo para você apostar nesse tipo de mobiliário.

Então, que tal começar a renovação hoje mesmo? Tem mais ideias para remodelar seu lar? Compartilhe conosco nos comentários 😉

1 Resposta

Deixe uma Resposta