Blog Decibal Móveis

Blog

Faça você mesmo: luminárias criativas para sua casa

//
Postado por
/
Comentários2
/

A iluminação é um dos pontos mais importantes da decoração de qualquer casa. Pode parecer apenas um detalhe, mas ambientes bem iluminados fazem toda a diferença, trazendo amplitude, funcionalidade e conforto. Quando é possível contar com a luz natural, é importante não optar por cortinas ou persianas muito pesadas, nem posicionar móveis junto à passagem de luz. Mas, sabemos que nem sempre é possível contar com essa regalia e, aí, o jeito é apostar nas luzes artificiais – que podem atuar não só como as estrelas da noite, mas como complemento a luz do dia.

Isso não é um problema, pelo contrário, existem muitas opções de lâmpada no mercado e também diversas opções de luminária. E o melhor: você nem precisa gastar muito para ter luminárias superestilosas em vários cantinhos da sua casa. Quer saber como? Solte sua criatividade (e suas habilidades manuais) e mãos à obra!

Luminária com potes de vidro

Se for até sua cozinha nesse momento, certamente encontrará potes de vidro – muitas vezes, sobrando. Se não tiver, muitas lojas de artesanato costumam vender vidros bastante estilizados. Separe dois ou três deles e comece fazendo pequenos furos com prego nas tampas, para que se abram e você possa encaixar o soquete da lâmpada. 

 

Lembre-se de fixar bem com parafusos para não correr o risco de cair. Depois disso, você pode pintar tudo da mesma cor com spray. Em seguida, tampe os potes de vidro e sele com algum material de sua preferência.

 

Luminária com barbante

Uma luminária simples e barata e que pode dar um efeito muito interessante, principalmente em quartos e salas, é essa, feita com barbante. Isso mesmo! Os materiais necessários são facilmente encontrados: barbante, cola e balão ou bola de plástico. Comece circulando no balão a área por onde a lâmpada será inserida. Coloque luvas descartáveis, passe bastante cola nas mãos e vá enrolando o barbante ao redor do bolão (não esqueça de fazer isso sobre uma superfície fácil de limpar!).

 

Deixe secar por, pelo menos, 48 horas, estoure e retire o balão e coloque o pendente com a lâmpada dentro da luminária. Voilà!

 

Luminária com lata

Essa é uma boa ideia de luminária para mesas de apoio ou para quartos de criança. Você vai precisar de uma lata vazia, um spray com a cor que deseja pintar, alguns pregos ou uma furadeira (dependendo de sua habilidade) e luzinhas de natal. Faça alguns furos ao redor da lata e depois a pinte.

 

Insira as luzinhas dentro da lata, faça um furo na base da lata e passe o fio por ele. Depois, é só ligar as luzinhas em uma fonte de luz. Lembre-se que luzinhas pisca-pisca fazem um efeito ainda mais interessante.

 

Luminária com papelão

Provavelmente você nunca tinha pensado nessa possibilidade de reaproveitar caixas de papelão, não é mesmo? Mas, saiba que é possível. As luminárias de papelão dão um efeito incrível e são recomendadas para ambientes onde a luz não ficará acessa por muito tempo (até para evitar possíveis aquecimentos). Funciona muito bem como um item de decoração.

luminarias_diy_14

 

Comece recortando e colando os pedaços o papelão em formato de polígonos. Em seguida, cole-os de forma aleatória, a fim de dar o efeito desejado. Por fim, adicione a camada mais grossa de papelão no topo, onde será fixado o soquete da lâmpada.

É importante destacar que, para todos os tipos de luminárias acima, recomenda-se o uso de lâmpadas que emitem pouco calor, como fluorescentes e LED. O uso de lâmpadas que transmitem muito calor, como incandescentes, halógenas ou dicróicas, além de consumir muita energia, podem danificar e até estragar as luminárias.

E você? Tem alguma outra dica de luminária criativa? Conseguiu colocar em prática alguma das dicas acima? Conte para nós nos comentários :)

2 Respostas

Deixe uma Resposta