Blog Decibal Móveis

Blog

Como organizar seu guarda-roupa com oito dicas eficazes

//
Postado por
/
Comentário1
/
Categorias,

É muito provável que você já tenha tentado organizar seu guarda-roupa de diversas maneiras, mas sabemos o quanto é difícil mantê-lo ordenado por muito tempo. E isso significa que a maneira como ele foi arrumado não é a mais inteligente ou eficaz, afinal, precisamos concordar: por ser um local que é remexido diariamente, é preciso que todas as peças estejam arranjadas de modo a não se tornar um verdadeiro caos. E outra, quanto mais organizado seu roupeiro estiver, melhor você conseguirá visualizar todas as peças, o que ajuda (e muito!) na hora de montar looks, e na vida útil de seus itens (já que estarão mais arejados e sem se desgastar).

Pensando na epopeia que pode parecer esse momento de organização, separamos algumas dicas bastante interessantes e práticas que podem ser aplicadas hoje mesmo – e que podem durar o ano todo ou até a próxima reciclagem de roupas. Vamos lá?

#1 Antes de tudo, limpeza

Não adianta, não é possível fugir: antes de arrumar seu roupeiro, você precisa se livrar daquilo que só está acumulando. Em primeiro lugar, você deve tirar tudo o que está dentro do armário e separar em pilhas por categorias (camisas, camisetas, calças, bermudas, saias, vestidos e outros). Em seguida, distribua-as em três caixas diferentes:

  • Caixa “sim”: nela vão todas as roupas que ainda lhe agradam e que não possuem nenhum tipo de estrago.
  • Caixa “talvez”: nela vão todas as peças que tenham algum tipo de estrago e que você tem dúvidas se realmente são necessárias na sua rotina – que não são usadas há mais de um ano, por exemplo.
  • Caixa “não”: nela vão roupas que você não se imagina mais utilizando, seja qual for o motivo.

Em seguida, experimente todas as roupas da caixa “talvez”, verifique se ainda caem bem, se é possível consertar seus estragos (se houver) e se é provável que você as utilize no próximo ano. Se sim, passe-as para a caixa “sim”, se não, jogue-as na caixa “não”. As peças dessa última deverão doadas, você só organizará aquelas que estiverem na caixa “sim”.

#2 Saiba o que dobrar e o que pendurar

Agora que você já sabe quais roupas serão organizadas, vamos começar pela parte principal do roupeiro: saber o que deve ser dobrado e o que deve ser pendurado em cabides (vamos falar mais sobre eles a seguir). Cabides são legais, mas nem tudo pode ser colocado neles. Peças de lã e tricô, por exemplo, devem ser mantidas dobradas, caso sejam penduradas o seu próprio peso pode fazer com que esgarcem. Já camisas e roupas com babados devem ser pendurados, pois as chances de amassar são menores.

como-organizar-guarda-roupa_dobrar-ou-pendurar

#3 Separe por estações ou por uso

Você não precisa ter todas as roupas do seu roupeiro sempre à sua disposição. A probabilidade de você usar um casaco no verão é mínima, então, o ideal é que roupas pesadas ou grandes sejam guardadas separadamente. Você pode utilizar sacos fechados à vácuo ou mesmo malas bem fechadas para preservar tudo que não é usado no dia a dia, como roupas de festas ou peças que tenham algum valor afetivo, mas não são mais utilizadas – e que você não consegue desapegar. O ideal é manter essas roupas em lugares mais altos, fora do alcance das mãos. Não esqueça de usar produtos antimofo ou bolor, para evitar surpresas desagradáveis.

#4 Sapatos são bem-vindos, mas com cuidado

Com relação aos calçados, você pode colocá-los dentro do guarda-roupa, mas com algumas condições:

  • Passe uma escova, mesmo seca, nas solas dos sapatos depois de usá-los;
  • Deixo-os arejando por, pelo menos, 24h antes de guardá-los;
  • Durante esse período você pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio nas palmilhas, para retirar o excesso de umidade;
  • Quando armazená-los no roupeiro, coloque-os lado a lado, evite sobrepô-los e mantenha o mais longe possível das roupas;
  • Limpe esse nicho do armário, pelo menos, uma vez ao mês. Aplique água sanitária ou vinagre branco e deixe secar ao natural;
  • Sapatos que não são usados diariamente podem ser guardados em locais mais altos do armário, mas não esqueça de aplicar produtos antimofo antes de guardá-los.

#5 Cabides, seus melhores amigos

Sim, os cabides podem ser grandes aliados no momento de organizar seu roupeiro. Além de terem a função clássica de sustentar camisas, vestidos e outros, podem ajudar a poupar espaço no armário. Quer ver só?

Cabides com argolas/ganchos

Você pode acoplar argolas ou ganchos ao longo de um só cabide para armazenar peças leves, como regatas ou lenços, por exemplo.

Cabides para guardar roupas íntimas

Caso tenha espaço sobrando, você pode apostar em cabides para guardar parte de sua roupa íntima, como pijamas e sutiãs.

Cabides acoplados

Para aproveitar mais o espaço do seu armário, que tal acoplar seus cabides com um anel de lata? É uma solução simples e barata.

como-organizar-guarda-roupa_cabides-anel-lata

Cabides para armazenar calçados

Sapatilhas e chinelos também podem ser guardados em cabides, mas não esqueça de mantê-los longe das roupas. Você pode comprar cabides próprios para a função ou usar cabides tradicionais com auxílio de prendedores.

como-organizar-guarda-roupa_cabides-sapatilhas

#6 Atenção com as roupas íntimas

A parte mais delicada do seu guarda-roupa é, sem dúvida, a que recebe suas roupas íntimas. É melhor que você sempre armazene-as em gavetas, é a maneira de mantê-las mais organizadas e ao alcance das mãos. Alguns cuidados, porém, são bastante necessários:

  • Com relação aos sutiãs, o ideal é separá-los por modelo e por cores. Os com bojo devem ficar abertos, dentro da gaveta, com os bojos encaixados uns sobre os outros. Nunca dobre os sutiãs com bojo ao meio, somente os que não têm a estrutura.
  • Com relação às calcinhas e cuecas, também divide-as por modelo e por cores e guarde-as seguindo a técnica do envelopamento, isso aumenta o espaço interno e permite uma melhor visualização.
  • Você também pode apostar em organizadores internos. Desde modelos prontos aos feitos por você mesma, são muitas as opções disponíveis.

#7 Camisetas, uma parte importante

Os itens que são guardados dobrados são os mais difíceis de manter organizados por mais tempo. É comum que, durante a escolha de um look, você retire muitas peças de lugar e não tenha paciência de organizar depois. As camisetas são as mais atingidas por esse comportamento. Por isso, dica muito importante: não faça pilhas de camisetas no armário. É muito mais fácil bagunçá-las assim. Você pode dobrá-las de maneira tradicional, ou com o auxílio de pranchas, mas deve armazená-las verticalmente. Outra opção é fazer rolinhos, o que economiza mais espaço, mas tende a amassar mais facilmente.

como-organizar-guarda-roupa_camisetas

#8 Tirou do lugar, guarde

Esse é o grande segredo: sempre que tirar qualquer item do armário, guarde-o em seguida ou separe-o para guardá-lo com calma. É muito mais fácil manter o roupeiro organizado do que ter que tirar tudo para fora e arrumá-lo do zero, não é mesmo?

Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe aqui nos comentários e ajude mais pessoas a manterem seus roupeiros bem organizados :)

1 Resposta

Deixe uma Resposta