Tem criança no pedaço: 3 dicas para deixar a casa mais segura para os pequenos
Experimentar tudo à sua volta faz parte do processo de aprendizado das crianças. É natural (e saudável) que os pequenos sejam curiosos, mexericos, e não entendam bem as proibições que lhe são impostas. Para evitar que as molecagens se tornem galos, gesso ou cômodos destruídos, separamos 3 dicas fáceis para tornar o ambiente doméstico mais seguro.
1. Cada ambiente, uma regra.
Existem locais que são mais perigosos por natureza. A maioria dos acidentes acontecem na cozinha, banheiro, corredor e escada. Por isso, esses locais devem ser pensados individualmente. Na cozinha, panelas sempre devem estar no fogão com o cabo voltado para “dentro”, para evitar o risco das crianças puxarem o utensílio. Produtos como detergente, desengordurantes, facas e demais objetos cortantes devem ficar fora do alcance da molecada: ou em locais altos e sem bancada que dê acesso ou em gavetas trancadas. Nos banheiros, proteja produtos de limpeza e higiene da mesma forma. Existem lacres fáceis de serem instalados e removidos, o que ajuda a tornar armários inacessíveis para os pequenos. Se sua casa tiver área de serviço, o ideal é manter ela sempre trancada, pois ali é uma fonte inesgotável de possíveis acidentes. Corredores e escadas devem ser antiderrapantes. Você ainda pode optar por colocar portões nos acessos para proteger as crianças de quedas.
2. Acessórios são baratos, removíveis e ajudam na proteção.
Redes de proteção são indispensáveis em janelas altas e vão de escadas. Outro item que não pode faltar é a travas de portas (que não deixa a porta bater e machucar o dedinho dos pequenos) e a trava de armários. Hoje existem modelos que servem para qualquer tamanho. Móveis que ficam em ambientes de alta circulação devem ter suas quinas protegidas com acessórios de silicone ou borracha. São materiais fáceis de serem encontrados em lojas especializadas em bebês ou mesmo na internet.
3.Tenha tudo pronto antes do bebê nascer.
Geralmente quem tem um bebê a caminho foca na preparação do quartinho, estoque de fraldas, mamadeiras e chupetas. Mas, não dá para esquecer de já deixar sua casa segura antes dele nascer, pois nos primeiros meses a tendência é os pais ficarem com o tempo todo na rotina da criança, não tendo tempo para pensar nos itens que falamos acima. E, eles logo crescem. Quanto antes tudo estiver preparado, melhor.
Gostou das dicas? Mande para suas amigas gravidinhas ?