Decoração sustentável: como organizar sua casa e ajudar o meio ambiente
Todas as nossas decisões de compra geram um impacto, por isso, nossas escolhas como consumidores são tão importantes. Valorizar empresas e artesãos locais, que tenham responsabilidade ambiental. Avaliar o impacto social que aquela marca ou produto gera para a sociedade.
Na decoração, além de buscar o reaproveitamento de materiais, a primeira coisa que nos vem à mente quando pensamos em sustentabilidade, é importante também valorizar os artesãos que utilizam matérias-primas sustentáveis. Essas atitudes fazem parte de um estilo de vida, não somente de uma escolha de estilo, não é mesmo?
A decoração sustentável busca trazer mais qualidade para todos por ações que protegem o planeta e as gerações futuras. Sendo assim, além das ideias criativas de reciclagem e reaproveitamento de materiais, a decoração sustentável também engloba a conscientização. Trazer o verde para dentro de casa, apostando em flores e folhagens, é sempre muito bom para manter nossa conexão com a natureza. Para ambientes internos, as mais indicadas são samambaias, suculentas, filodendros, bromélias e palmeiras. Já para ambientes externos, até mesmo em apartamentos, é possível ter árvores em vasos. O importante é sempre escolher espécies nativas que estão mais adaptadas e podem alimentar abelhas e pássaros.
Outra escolha importante é apostar em equipamentos que diminuam o consumo de energia elétrica e água. Aproveitar a iluminação natural e ter luminárias eficientes, além de chuveiros e torneiras que economizam água, são pequenas coisas que podem fazer a diferença.