Blog Decibal Móveis

Blog

Decoração na cozinha: 10 dicas infalíveis para turbinar o ambiente

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

A cozinha é sempre uma unanimidade quando o assunto é cantinho preferido da casa. É nela que a família se reúne, as melhores delícias são preparadas e onde a vida de um lar acontece. Independente do seu tamanho e da sua estrutura, poder decorar esse ambiente de uma forma especial, deixá-lo com a sua cara e poder destacá-lo ainda mais é muito mais fácil do que você imagina. Afinal: estilo e personalidade nada tem a ver com gastar muito. Basta fazer as escolhas certas!

Preparamos um conteúdo exclusivo, cheio de dicas sensacionais para você decorar sua cozinha hoje mesmo. Claro, você ainda pode colocar seu toque em cada uma das alterações que fizer. Se prepare para transformar seu lar. Vamos lá?

Cores são vida

Uma cozinha clara reflete, sem dúvida, uma sensação de limpeza e higiene, mas certamente não transmite todo o estilo que poderia ter. Deixar esse local mais divertido e colorido é mais uma maneira de aproximar e unir tanto as pessoas que vivem na casa quanto as visitas. Se você tem uma cozinha aberta, compartilhada com a sala de estar, por exemplo, ela pede ainda mais investimentos decorativos. E, claro, a escolha de boas cores é sempre infalível. Você até pode ter armários em tons de madeira ou mesmo brancos, mas pode aplicar cores nas paredes ou, quem sabe, em alguns desses móveis e até em utensílios e eletrodomésticos.

#1 Adesivos: aliados práticos

Adesivos são sempre boas opções, principalmente aqueles com bom revestimento que evitam que o vapor ou gordura retirem seu brilho ou aderência. Os que remetem a azulejos têm um toque muito especial e não exigem muito trabalho. Você pode aplicá-los em apenas algumas partes do cômodo ou mesmo em paredes inteiras. Portas de armário e geladeiras também podem recebê-los (sempre com parcimônia, claro). Não esqueça de limpar bem os locais antes da aplicação.

dicas-cozinha_adesivos

#2 Móveis coloridos para inovar

É comum que, com o passar do tempo, você acabe enjoando dos próprios móveis. E, com as inúmeras opções disponíveis no mercado, a intenção de trocá-los aumenta ainda mais. Caso esteja à procura de novos itens para sua cozinha, considere adquirir pelo menos um dos móveis com alguma cor intensa e vibrante. Essa é uma ótima forma de estilizar o ambiente e deixá-lo mais encantador. Você pode optar por uma estante aéreo ou mesmo um armário de pia. Caso tenha comprado móveis recentemente, considere trocar as cores, seja com tinta seja com adesivo. Existem tendências que apostam em cozinhas 100% coloridas, mas você pode começar devagarinho. Deixe sua imaginação voar.

dicas-cozinha_colorido

Aproveite o que você já tem

Antes de sair adquirindo milhares de itens para decorar sua cozinha, comece escolhendo alguns utensílios que você já possui e que não tinham função decorativa originalmente. Sim, é possível decorar muito bem esse ambiente com acessórios que você sequer dava bola. Essa é uma excelente maneira de economizar e evitar acúmulos desnecessários. Afinal, você precisa de espaço para cozinha, não é mesmo?

#3 Utensílios à mostra são diferenciais

Tire agora mesmo tudo o que você guarda nas gavetas. Conchas, escumadeiras, fouets, garfos, pegadores (e muitos outros acessórios) podem ficar expostos e serem elementos supercoringas na sua cozinha. Que tal pendurar suas melhores canecas em ganchos? Ou que tal trazer suas panelas mais legais para cima do armário? Quem sabe transformar aquele antigo vaso em descanso para seus utensílios? São muitas as opções, basta usar a criatividade. Se você tiver aqueles potinhos herdados da sua avó ou quem sabe aquela baixela de porcelana da sua família, também pode (e deve) trazê-los à mostra.

dicas-cozinha_utensilios

#4 Recicle e economize com estilo

Afinal, quem disse que aquela lata bonita não pode se transformar em vaso para seus temperos? Quem disse que aquela tábua de madeira não pode se transformar em uma plaquinha de anotações? Reutilizar aqueles itens que estavam indo para o lixo é uma ótima forma de decorar – além de ser muito barato. O estilo DIY na cozinha deve ser usado e abusado. Existem diversas e diferentes opções para você personalizar seu ambiente com objetos exclusivos e criados por você. Inclusive, já falamos sobre esse tema aqui no blog. Vale conferir!

dicas-cozinha_diy

Traga a natureza para perto

Decorar seu lar com elementos naturais além de deixar tudo mais bonito, é uma forma de se aproximar da natureza e deixar seu cantinho mais fresco, mais vivo e mais harmonioso. O mesmo pode ser feito na sua cozinha, principalmente se ela receber luz solar. Mesmo assim, você pode investir em pequenos vasos e mudinhas. Vale pesquisar e deixar tudo com ar mais verde.

#5 Temperinhos: deliciosos e belos

Além de prático, trazer sua horta para dentro da cozinha já traz aquela aura decorativa superlegal para o ambiente. E você pode começar pelos temperos, tão necessários no momento de cozinhar. Lembre-se de escolher opções que se comportem bem em locais internos. Você pode dispô-los em estantes suspensas, sobre a janela ou mesmo sobre a geladeira. Traga mais aroma e cor para sua cozinha!

dicas-cozinha_temperos

#6 Plantas são sempre bem-vindas

Além dos temperos, é importante dizer que qualquer tipo de planta é bem-vinda na cozinha. Elas podem estar expostas das maneiras mais diversas, e é aqui que estão seus diferenciais. Nem é preciso dizer que elas exigem cuidados, mas os benefícios de manter plantas em seu lar são imensos. Na cozinha, elas podem deixar o ambiente mais fresco e perfumado – o que é sempre importante.

dicas-cozinha_plantas

Iluminar também é decorar

Já falamos diversas vezes aqui no blog que iluminar ambientes é determinante para a decoração. De que adianta escolher belos quadros se eles ficam escondidos na penumbra, de que adianta escolher um belo tom para as paredes se elas não são destacadas com luz? Não esqueça de pensar bem na iluminação da sua cozinha, não só para decorar mas para deixar esse cômodo com um aspecto ainda mais aconchegante.

#7 Escolha luminárias diferentes

Chegou a hora de deixar de lado os spots tradicionais e investir em iluminações mais divertidas. Luminárias pendentes são incríveis para a cozinha. Fitas de led e lanternas também. Você pode aplicá-las em diferentes cantinhos e garantir uma boa luminosidade em períodos noturnos. Você pode optar por lâmpadas mais brancas ou mesmo amareladas. Vai da sua preferência.

dicas-cozinha-luminarias

#8 Deixe o sol entrar

Ainda que as luminárias sejam excelentes opções para sua cozinha, nada melhor do que deixar a luz solar invadir esse ambiente e deixá-lo mais confortável. Se você possui objetos ou móveis barrando a entrada de luz nesse ambiente, retire-os e veja os efeitos que a luz natural pode trazer. Além de uma sensação de comodidade, os benefícios do sol vão muito além como acabar com o mofo e reduzir a umidade.

dicas-cozinha-luz-natural

Toques personalizados para encantar

Todas essas dicas são ótimas para deixar sua cozinha do seu jeitinho. Mas, saiba que você pode personalizar ainda mais esse ambiente, deixando sua marca, anotações e recordações à mostra. Opções não faltam. Claro que tudo depende de sua disponibilidade para incrementar.

#9 Deixe sua mensagem (ou anotações) visível

Quadro negro é algo que remete ao lúdico, aos velhos tempos da escola, onde a criatividade e diversão rolavam soltas. Por que não trazê-lo para o ambiente da cozinha? Personalizar com mensagens, desenhos ou listas de compras, podem fazer toda a diferença. Aposte em tintas que imitam essa superfície ou instale placas/adesivos onde você quiser. Não esqueça que já existem, inclusive, linhas que trazem esse tipo de material em aplicado em móveis.

dicas-cozinha-quadro-negro

#10 Quadros, retratos e memórias

Nem precisamos dizer o poder que as gravuras podem trazer para sua cozinha. Nada mais personalizável do que expor suas melhores imagens pelas paredes e recordar seus melhores momentos. Se você não quiser fazer uma grande mudança de cores nas paredes ou estiver sem criatividade para decoração, aplicar gravuras em molduras diferentes já é uma grande forma de decorar sua cozinha e deixá-la do seu jeito.

dicas-cozinha-quadros

E aí, o que achou das nossas dicas? Aplique-às agora mesmo e deixe mais dicas para decoração de cozinhas nos comentários!

Deixe uma Resposta