Blog Decibal Móveis

Blog

Sol, mar e estilo: como decorar sua casa de praia

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

Barulhinho do mar, pés na areia, paz e tranquilidade. De qual lugar estamos falando? Da praia, é claro. Quando os raios de sol começam a ficar mais intensos e o calor toma conta, todo mundo quer fugir para o litoral para renovar as energias. Para quem tem seu próprio refúgio, nada como chegar ao paraíso e encontrar um espaço alinhado com a praticidade, estilo e tranquilidade que essa época do ano pede. Já pensou se você pudesse manter sua casa da praia decorada e conservada o ano todo? Não precisa mais imaginar, é só seguir as dicas a seguir.

Conservação: prevenção em primeiro lugar

Uma das principais preocupações com relação a casas no litoral é a sua preservação. A maresia, ressalga ou rocio do mar é um dos grandes vilões à conservação das paredes, portas, portões, janelas e também de todo o tipo de mobiliário. O vento acaba espalhando as gotículas de água salgada derivada do mar, o que pode acarretar na oxidação de tudo que encontrar pela frente. Mas, calma, para tudo é possível dar um jeito. E o melhor jeito é sempre a prevenção.

Para pinturas nas paredes internas o recomendado é utilizar tintas naturais ou modelos acrílicos. Massas misturadas com tinta também ajudam muito na preservação. Já portões e grades podem ser pintados com revestimentos antioxidantes. Materiais como alumínio e aço inoxidável são os mais indicados para torneiras, fechaduras e registros em geral.

Com relação aos móveis, o ideal é optar por materiais duráveis e resistentes – aliás, você já conhece as linhas da Decibal? Caso a residência não seja muito utilizada ao longo do ano, é importante que os móveis não fiquem próximos às paredes, para facilitar a ventilação. O uso de produtos antimofo também ameniza o escurecimento e o aparecimento de bolor.

O uso de objetos resistentes na decoração também é bastante importante para a conservação. Peças feitas em vidro, fibra natural ou sintética, junco, bambu e rattan são perfeitas – além de terem tudo a ver com a temática praiana.

Cores, cores por todos os lados

Energia, paz e tranquilidade: é tudo o que você quer nesse momento de repouso. Logo, sua casa de praia precisa despertar esses sentimentos. A melhor forma? Nós já falamos aqui no blog: a escolha das cores que irão compor esse ambiente. Por isso, nada de tons escuros e estampas muito fechadas, o que vai abrilhantar seu cantinho no litoral são as cores mais neutras e claras, que proporcionam a sensação de amplitude, aconchego e bem-estar.

Verde, laranja, branco e amarelo são excelentes opções. E, claro, as cores não precisam estar aplicadas somente às paredes, mas em todos os móveis e objetos que compõem o ambiente. As estampas também são muito bem-vindas, mas prefira aquelas mais abertas (com maior espaçamento entre os elementos). Uma ótima dica é apostar em azulejos com impressões diversas, o que traz alegria e modernidade a qualquer ambiente – adesivos são sempre boas opções.

como-decorar-casa-praia_cores

DIY: faça sua própria decoração

Por ser utilizada principalmente em momentos de descontração e férias, casas de praia são ótimos lugares para praticar habilidades manuais. Quem nunca fez aquele tricot básico em um dia de chuva ou não arriscou pintar um quadro para decorar a sala? Pois saiba que elementos DIY são perfeitos para a decoração de ambientes litorâneos. Que tal praticar agora mesmo? Temos uma ótima dica 😉

Banquinho revestido com corda

  • Balde
  • Corda
  • Tecidos
  • Botão de almofada
  • Velcro adesivo
  • Flanelas
  • Cola quente
  • Papelão

Passo 1: Remova a alça do balde. Com o auxílio da cola quente, fixe a corda ao redor do balde. Caso a extremidade seja irregular, recomenda-se aplicar mais uma camada de corda.

como-transformar-um-balde-em-um-banco-corda

Passo 2: Faça um molde de papelão do tamanho da boca do balde. Corte o tecido do mesmo tamanho.

como-transformar-um-balde-em-um-banco-estofado

Passo 3: Com o botão de almofada, fixe o tecido no meio do papelão. Enrole as flanelas ao redor do tecido e cole-as também com cola quente.

como-transformar-um-balde-em-um-banco-flanelas

Passo 4: Cubra as flanelas com tecido e grampeie na parte de trás do papelão.

como-transformar-um-balde-em-um-banco-grampeador

Passo 5: Coloque o adesivo no balde no formato de xis e fixe o assento.

Ottoman-16-Voila

Prontinho, agora você tem um banco superestiloso e que combina muito com a sua casa de praia :)

como-transformar-um-balde-em-um-banco-final

Integração de ambientes e frescor

Por ser um ambiente descontraído, você pode apostar em cômodos integrados na sua casa de praia. Cozinha, sala de jantar e de estar, por exemplo, podem contar apenas com divisórias, como biombos, cortinas e muretas baixas. Além de aproximar os moradores, é possível garantir mais ventilação e mais entrada de luz natural. Para auxiliar no frescor da residência também, nunca é demais apostar em plantas, tanto em áreas internas, quanto externas.

Sobre a disposição dos móveis: busque sempre economizar na quantidade (menos é sempre mais!) e procure dispor os móveis com uma distância considerável, permitindo maior circulação e facilitando processos de limpeza. Assim também é possível preservar seu mobiliário por mais tempo (lembra das dicas de preservação?).

como-decorar-casa-praia_ambientes

E aí? Gostou das nossas dicas de decoração? Compartilhe sua opinião nos comentários :)

Deixe uma Resposta