Blog Decibal Móveis

Blog

Pets em casa: como manter tudo organizado para acolher seus bichinhos

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

Proteção contra alergias, socialização, redução da pressão arterial, elevação da autoestima, combate à depressão, aumento do senso de responsabilidade. Esses são apenas alguns dos benefícios de ter animais de estimação em casa. Você sabia que a presença de bichinhos no lar é capaz até de aliviar o estresse? É o que revela um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Médica Baker. As gargalhadas provocadas por eles, por exemplo, diminuem consideravelmente os índices de cortisol e aumentam os níveis de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar.

Se você já amava seus pets antes de saber disso, imagina agora, não é mesmo? Só quem tem animais de estimação sabe o prazer de ser recebido em casa com muita festa e satisfação, ter companhia a todo o momento e as melhores lembranças para guardar. Mas, quem tem pets também deve estar atento à importância de preparar o ambiente para os bichinhos, de manter a limpeza em dia e, claro, de oferecer um espaço de qualidade para eles.

Então, que tal algumas dicas para deixar seu pet, você e seu lar em plena harmonia? 😉

Segurança dos pets, sempre em primeiro lugar

Seja para animais filhotes, seja para mais idosos, o item segurança é primordial em uma casa com animais de estimação. Assim como crianças pequenas, animais costumam ser curiosos e imprevisíveis, portanto, evite todo e qualquer problema analisando todos os cantos de seu domicílio. Redes de proteção nas janelas, produtos químicos em lugares altos, fiação elétrica em dia, pisos que não sejam escorregadios, tampas de privadas sempre abaixadas. São muitos itens que devem ser preservados e a atenção nunca é demais.

Um dos principais vilões, tanto para cães quanto para gatos, são as plantas. Animais costumam ter o hábito de se alimentar delas, principalmente quando não estão com o aparelho digestivo funcionando corretamente. No entanto, algumas plantas podem ser extremamente nocivas. Por isso, se tiver pets em casa, evite o cultivo de:

  • Antúrio
  • Azaléia
  • Bico-de-papagaio
  • Comigo-ninguém-pode
  • Copo de leite
  • Espada-de-São-Jorge
  • Lírio e Lírio da paz
  • Violeta

Lugares bem delimitados para seus bichinhos

Lembre-se que, assim como você, seu pet também precisa ter um lugar para guardar suas próprias coisas. Aliás, isso é muito importante para o bem-estar do animal, para que se sinta confiante e se desenvolva tranquilamente. Por isso, pense bem onde você vai colocar as vasilhas de ração e de água, a cama do seu bichinho e, claro, onde será seu “banheiro”.

Com relação à comida e à água, é importante que estejam sempre em locais de fácil acesso, podendo ficar na cozinha, na copa ou na área de serviço, locais geralmente mais arejados e iluminados. É importante que o local onde seu cão ou gato irá se alimentar esteja o mais distante possível do local onde ele fará suas necessidades. Isso porque os animais não costumam gostar de relacionar os dois hábitos e isso pode facilitar o aparecimento de xixi e cocô em lugares indesejados.

Considerando isso, escolha bem o local onde será o banheiro de seu pet. No caso de cães, você pode forrar o chão com jornal ou tapete higiênico, no caso de gatos você vai precisar, obrigatoriamente, de uma caixa com areia. Nem é preciso dizer que a limpeza desse local é fundamental, não é mesmo? (aliás, vamos falar sobre isso mais adiante). Para quem mora em casa com pátio, esse é um item que costuma ser mais tranquilo, considerando que o bichinho pode fazer suas necessidades fora do lar, mas, para quem mora em apartamento, o ideal é que esse ambiente seja bem cuidado – e que o seu animal também saia para alguns passeios diários.

Por fim, mas não menos importante, você deve planejar bem o local onde seu pet irá dormir. Naturalmente, ele já vai procurar os ambientes que se sinta mais confortável e seguro, mas, você também pode ensiná-lo sobre os locais acessíveis e proibidos. Lute contra o instinto de dormir com o pet em sua cama, isso pode causar riscos para você e para o animal – além de ser prejudicial para seu desenvolvimento. Se você quiser ficar próximo ao seu bichinho também na hora de dormir invista em uma caminha ao lado da sua. O ideal é que ele tenta uma casinha, almofada, colchonete, cesto, manta ou qualquer outro material que delimite um espaço – e que ajude a proteger do frio, calor ou umidade.

pets-em-casa_local-dormir

Caso seu pet adore brinquedos, é importante que você também determine um espaço para eles. Evite que os itens fiquem espalhados pela casa. Manter uma caixa plástica para armazená-los, ou guardá-los na própria cama do pet, é o ideal.

Tudo limpo, tudo clean: o melhor para seus animais

Nem é preciso dizer, mas limpeza é fundamental. E são muitos os cuidados necessários! Que tal irmos por partes?

#1 Se livrando dos pelos indesejados

É comum que algumas raças de cães e gatos acabem soltando mais pelos do que outras, mas é comum também que, em determinadas épocas do ano, a troca da pelagem acabe sendo mais intensa. Por isso, tente manter seu animalzinho tosado e bem escovado sempre, isso ajuda (e muito!) a diminuir a queda e o acúmulo de pelos nos sofás, camas, tapetes e etc. Caso o pelo já tenta se soltado, o ideal é retirá-lo com aspirador de pó ou com rolos adesivos. Uma ótima dica também é utilizar luvas de borracha, tanto para retirar o pelo de superfícies quanto do próprio pet – assim é possível fazer um bolinha de pelos e descartá-los de uma só vez.

#2 Contra cheiros desagradáveis

Muito, muito e muito cuidado com a limpeza dos lugares que seu bichinho frequenta. É comum que queiramos nos livrar daqueles cheirinhos mais desagradáveis que acabam aparecendo, mas sempre coloque seu pet em primeiro lugar: ele pode desenvolver alergias ou até ficar intoxicado, dependendo do produto de limpeza utilizado.

Para a limpeza de pisos, sempre opte por produtos sem amônia. Quando encontrar urina fora do lugar, procure primeiro retirar o excesso com papel-toalha ou jornal, depois coloque sobre o local uma solução de vinagre branco e água quente (na proporção de 1 para 3) e cubra com bicarbonato de sódio. Outra boa opção é misturar álcool e vinagre, o que também ajuda muito a eliminar o cheiro de urina e fezes e pode ser utilizado na limpeza do “banheiro” de seu bichinho. Com relação a caixas de areia para gatos, o ideal é que sejam limpas (retirar as fezes) pelo menos duas vezes ao dia. A areia pode ser trocada a cada três dias.

#3 Deixando todos os itens em dia

Lembra dos itens que citamos anteriormente? Então, eles também precisam de limpeza periódica. Se seu bichinho costuma dormir em uma casinha ou com mantas, almofadas ou qualquer tipo de tecido, lembre-se de lavá-los a cada 15 dias, com sabão de coco, água quente e um pouco de vinagre branco. Você também pode utilizar algum produto antipulga na higienização pelo menos uma vez ao mês.

Se seu pet tem brinquedos próprios, eles também precisam de limpeza. Se forem de plástico, podem ser lavados com detergente neutro e água quente, e serem desinfetados com água oxigenada 10 volumes. Se forem de pelúcia, podem ser lavados com sabão de coco e água quente.

Quanto às vasilhas de ração e água, estas devem ser lavadas todos os dias, também com detergente neutro e uma esponja exclusiva para essa finalidade.

Bônus: cama DIY para cães e gatos

Para inspirar ainda mais a organização da sua casa, trouxemos duas dicas de caminhas DIY (faça você mesmo) para cães e gatos, com itens que você pode encontrar facilmente.

Cama feita com pneu

Você deve saber o quanto pneus são prejudiciais para o meio-ambiente. Então, que tal reaproveitar esse material superdurável e criar uma cama personalizada para seu pet? É muito simples, dá uma olhada.

Cama feita com caixa de madeira

Caixas de madeira são muito fáceis de serem encontradas. E transformá-las em caminhas para seus animais de estimação é mais fácil ainda. Que ver como?

E você, tem pets em casa? Tem mais alguma dica de organização ou limpeza? Compartilhe conosco nos comentários e compartilhe esse post com todos os seus amigos que também têm animais de estimação.

Deixe uma Resposta