9 cuidados básicos em banheiros: higiene, organização e segurança
A parte mais íntima da casa. Banheiros exigem cuidados, segurança e muita organização. Afinal, são muito utilizados e para as mais diversas funções. Mas, independente disso, a palavra-chave desse ambiente deve ser sempre higiene. Afinal, o banheiro pode ser altamente responsável por contaminações.
Pensando nisso, selecionamos nove dicas que podem fazer toda a diferença para o seu banheiro. Vamos lá?
#1 Sabonete compartilhado
É comum deixar sabonetes em barra à disposição de quem utiliza o banheiro para lavar as mãos. No entanto, a não ser que o sabonete tenha ação desinfetante e bactericida, a recomendação é que se use apenas sabonetes líquidos para essa finalidade, visto que o sabão ficará molhado e exposto a todas os vírus e bactérias presentes no ambiente – o que pode ajudar na proliferação de doenças.
#2 Toalhas
Apesar do nome, as toalhas de rosto são muito mais utilizadas para secar as mãos. Aliás, essa deve ser sua única função, já que o risco de contaminar as mucosas do rosto é muito maior nesses casos. O ideal é que a toalha deixada no banheiro seja trocada a cada dois dias ou quando já estiver muito úmida. A proliferação de bactérias em objetos molhados é bastante grande, logo, mantenha sempre uma toalha mais seca possível para essa função.
Já as toalhas de banho precisam ser armazenadas em local arejado e não muito perto da privada. Evite também que fiquem secando após o banho dentro do banheiro, já que trata-se de um lugar geralmente menor e com bastante umidade.
Sobre o armazenamento: o ideal é que, ao invés de serem dobradas, sejam enroladas. Assim, sobra mais espaço.
#3 Roupas sujas
Aquele cesto aberto que comporta todas as roupas sujas, também deve ser evitado. O ideal é que as roupas não fiquem no banheiro após o uso (sejam levadas direto para a lavanderia), mas caso não seja possível, prefira cestos fechados. As grandes temperaturas e umidade presentes no banheiro, em contato com vestimentas sujas, contribuem para o desenvolvimento de colônias de bactérias nas roupas. Esse alerta é ainda maior para roupas íntimas que são deixadas para secar dentro do box.
#4 Janelas sempre abertas
Independente do tamanho do seu banheiro, quanto mais arejado for, melhor será. Isso não significa que você precise deixar a porta sempre aberta – aliás, essa não é uma boa opção, mas procure abrir sempre as janelas, principalmente após o banho, para que a umidade seja menor no ambiente, evite a proliferação de bactérias e o aparecimento de mofo nas paredes e no teto. Uma boa alternativa também é aplicar em todo o banheiro uma solução de 50% de água sanitária a cada 15 dias, o que ajudará a eliminar bolores desagradáveis.
#5 Organização vertical
Geralmente, por ser o menor cômodo da casa, manter a organização do banheiro não é fácil, ainda mais sabendo que os usos desse local podem ser diversos (limpeza corporal, necessidades fisiológicas, embelezamento e outros). Por isso, a organização vertical é sempre uma boa opção.
Instale suportes atrás da porta
Nele, você pode armazenar roupões, toalhas e apoiar roupas que serão usadas após o banho.
Invista em prateleiras
Assim, você pode aproveitar melhor todos os espaços para armazenar itens.
Opte por nichos
Assim como as prateleiras, o uso de nichos para segmentar materiais também é ótimo.
Espaço embaixo da pia e atrás do vaso sanitário
Lugares que muitas vezes não são aproveitados e que podem fazer toda a diferença.
#6 Descarga com a tampa fechada
Outra dica importante: nunca dê a descarga no vaso sanitário com a tampa levantada. Essa atitude catapulta milhões de germes para o ar, atingindo vários metros de altura e se espalhando por todo o ambiente. Lembre-se que todos esses germes podem ficar no ar por até duas horas, atingindo todos os objetos que estiverem expostos na bancada e pia.
#7 Escovas de dente
Muitos erros são cometidos no momento de armazenar escovas de dentes no banheiro. Vamos corrigir alguns deles:
- Nunca deixe as escovas de dente expostas sobre a pia do banheiro.
- Nunca seque suas cerdas com a toalha de mão.
- Nunca guarde a escova na posição horizontal, dentro de gavetas, por exemplo.
- Nunca use um recipiente para armazenar mais de uma escova.
Aí, você pode se perguntar: mas afinal, qual é a maneira correta de guardar as escovas de dente? Não existe uma alternativa 100% segura, mas existem maneiras de minimizar a contaminação do objeto. Uma delas é guardar a escova na posição vertical em um local fechado (armários, por exemplo), mas sempre depois que estiverem secas (você pode utilizar um papel toalha para acelerar esse processo). O ideal é borrifar um antisséptico como a clorexidina 0,12% periodicamente nas cerdas e, claro, trocar as escovas a cada quatro meses.
#8 Pisos escorregadios
Além dos cuidados higiênicos, a segurança dentro do banheiro é fundamental. Já falamos aqui o quanto esse ambiente é úmido, logo, é bastante comum que seja mais suscetível a quedas, mais do que qualquer outro ambiente da casa. No chuveiro, então, os cuidados devem ser maiores. O uso de tapetes antiderrapantes ou até de chinelos de borracha é muito indicado. Para pessoas de mais idade ou com deficiência, a colocação de barras de apoio é uma ótima opção. Manter o chão do banheiro sempre seco pode ser uma tarefa difícil, mas vale a pena investir um tempinho para evitar acidentes.
#9 Gavetas organizadas
Gavetas são verdadeiros trunfos em banheiros. Mas, mantê-las organizadas é imprescindível. Cestas, bandejas e organizadores são muito bem-vindos. Antes de começar a organizar, porém, retire todos os itens, separe aqueles que já não são utilizados ou produtos que estejam fora da validade e higienize bem as gavetas. Se você tiver mais de uma gaveta disponível, fica a dica: a ordem das gavetas deve guiar a posição dos objetos (a mais alta, deve armazenar os itens mais utilizados e a mais baixa, aqueles não tão usados).
Que achou dessas dicas? Tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo com seus amigos