Blog Decibal Móveis

Blog

Como reaproveitar alimentos da maneira correta: sustentabilidade, economia e criatividade

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

Você sabia que:

  • um a cada três alimentos produzidos no mundo vai parar na lata do lixo?
  • 1,3 bilhão de toneladas de comida é descartada no planeta todos os anos?
  • no Brasil, cada família rejeita, em média, 20% das comidas que compra?
  • o brasileiro desperdiça cerca de 35 kg de frutas e 37 kg de hortaliças por ano?

A situação é alarmante, e os prejuízos, além de econômicos e sociais, são ambientais. A fome no planeta assola mais de 870 milhões de pessoas, o descarte de comidas ajuda a emitir 3,3 gigatoneladas de CO2 na atmosfera e R$1,6 trilhão (quase 1/3 do PIB do Brasil) são desperdiçados anualmente. Sim, é de preocupar qualquer um!

Por isso, nada melhor do que estar atento a todas as possibilidades de reaproveitar alimentos. Isso, além de ajudar o planeta, pode trazer ótimos benefícios para você e sua família – além de uma grande economia. Reunimos algumas dicas importantes, hábitos proveitosos e ideias de receitas interessantes que podem ser incorporados na sua rotina hoje mesmo. Vamos lá?

Como prevenir o desperdício?

Antes de pensar em como reaproveitar alimentos, que tal três dicas essenciais para ajudar a prevenir o desperdício?

Planejamento antecipado

Que tal começar a definir todas as suas refeições da semana com antecedência? Aproveite o domingo para pensar em tudo o que você pode consumir nos dias úteis, assim você pode preparar pratos antecipadamente e elaborar uma lista de compras com os itens realmente necessários. Você já deve saber que ir ao supermercado com fome e sem planejamento é sinônimo de gastos desnecessários, não é mesmo? Então, invista nessa organização antecipada e não saia de casa sem uma lista determinada. Se quiser fugir do papel, existem diversos aplicativos que podem ajudar nessa tarefa, como o MeuCarrinho e o Boa Lista.

Ao contrário do que parece, ir às compras com frequência é mais benéfico do que fazer compras mensais e estocar comida. Comprar de pouco em pouco ajuda a não desperdiçar alimentos, à medida que você só compra o que precisa e evita que percam sua validade – e consequentemente acabem no lixo. Muito cuidado com as promoções, que geralmente estimulam a adquirir mais itens do que o necessário e não são as melhores amigas do consumo consciente.

Organize e acondicione com atenção

Organize sua geladeira sempre deixando à vista os itens mais perecíveis ou que estão mais perto do prazo de validade. Armazenar sobras de alimentos em vasilhas/saquinhos transparentes ou com etiquetas é uma ótima maneira de estimular o consumo, evitando que sejam descartados por serem esquecidos no refrigerador.

Outra dica importante é acondicionar comidas da forma correta, assim que chegam do supermercado. Frutas, verduras e legumes, por exemplo, devem ser bem higienizados, com água e água sanitária, e bem secos antes de serem colocados na geladeira – a fim de não estimular a proliferação de bactérias. Já comidas empacotadas podem ser colocados em vasilhas herméticas ou bem fechadas dentro das embalagens originais, a fim de que não se estraguem facilmente.

Aproveite o alimento integralmente

Por último e não menos importante: use o máximo que um alimento pode oferecer. Lembre-se que ele pode (e deve!) ser usado por completo, por isso não desperdice cascas, talos, sementes e folhas, tudo pode ser usado. É importante esclarecer que as partes menos convencionais dos alimentos também possuem um rico valor nutricional e conter a quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas em quantidade maior do que a parte mais utilizada.

Quer saber como fazer isso? Nós mostramos!

Reaproveitando pedaços de alimentos

Frutas, verduras e legumes podem ser aproveitados ao máximo. Separamos alguns elementos que geralmente são descartados, mas que podem gerar excelentes receitas.

Casca de abóbora

Rica em fibras, vitamina C e carotenóides, auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer, além de prevenir problemas na visão e na pele. Pode ser utilizada para enriquecer o arroz, ser servida como canapé ou em saladas.
reaproveitando-alimentos_casca-de-abobora

Receita: Salada de casca de abóbora

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de casca de abóbora; 1 xícara (chá) de tomate picado; ½ xícara (chá) de cebola picada; Sal a gosto; 2 colheres (sopa) de azeite.

Lave bem a abóbora e retire sua casca. Cozinhe-a em água fervente e deixe esfriar. Junte tomate, cebola, sal e azeite, leve à geladeira e sirva fria.

Ramas de cenoura

Rica em vitamina C, carotenóides, ferro e cálcio, a rama da cenoura pode ajudar muito na formação e manutenção dos ossos.
reaproveitando-alimentos_ramas-de-cenoura

Receita: Macarrão com ramas de cenoura

Ingredientes: 2 ½ xícaras de chá de macarrão parafuso; 6 dentes de alho; ½ xícara de chá de cebola; 3 colheres de sopa de óleo; 2 xícaras de chá de talos de agrião; 1 xícara de chá de ramas de cenoura e sal a gosto.

Cozinhe o macarrão. Em uma panela doure o alho e a cebola, acrescente as ramas e refogue. Junte o macarrão e acrescente o sal.

Reaproveitando alimentos prontos

Aposte no congelamento

Se você acabou preparando mais comida do que deveria, considere congelá-las e consumí-las posteriormente. No entanto, esteja atento a dicas bem importantes.

  • Sopas: distribua em potes ou sacos pequenos. O tempo de armazenamento é de três meses. Descongele direto no fogo ou no micro-ondas.
  • Massas: embale em potes com tampa ou sacos plásticos. O tempo de armazenamento é de três meses. Descongele direto no fogo ou no micro-ondas.
  • Grãos: deixe esfriar bem antes de colocar para congelamento. O tempo de armazenamento é de três meses. Descongele direto no fogo ou no micro-ondas.
  • Assados: se tiver molho, separe-o da carne e armazene em porções pequenas. O tempo de armazenamento é de dois a três meses. Descongele direto no fogo ou no micro-ondas.

Receitas com sobras

Buraco quente com carne moída

reaproveitando-alimentos_buraco-quente
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de azeite; 1 cebola picada; Sobra de carne moída; 1 pimentão verde picado; 3 tomates picados; 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas; Sal e pimenta-do-reino a gosto; 3 colheres (sopa) de salsa picada; Pãezinhos francês

Frite a cebola em uma panela, junte a carne moída, o pimentão, os tomates e a azeitona. Tempere com sal e deixe refogar. Retire do fogo e acrescente a salsa. Tire uma tampa do pão e retire o miolo, formando assim um buraco. Recheie com a carne preparada e sirva.

Bolinhos de arroz

reaproveitando-alimentos_bolinhos-de-arroz
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de sobras de arroz; 2 ovos; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; 4 colheres (sopa) de maizena; Sal a gosto; Óleo para fritar.

Misture em uma vasilha o arroz, os ovos, a farinha, a maizena e sal. Com ajuda de duas colheres (sopa), modele os bolinhos e frite, aos poucos, em óleo quente, até dourarem. Escorra em papel-toalha e sirva em seguida.

Reaproveitando além da comida

Além de gerarem excelentes refeições, comidas também podem ser aproveitadas para outros fins que não alimentação. Vamos a alguns exemplos:

Eliminando a gordura

Fez uma limonada e sobraram os restos do limão? Experimente esfregá-los em áreas com gordura com adição de sal e bicarbonato de sódio. Só não utilize em superfícies muito sensíveis como mármore.

Limpeza de chaleiras

Sabe quando sua chaleira está escura por dentro? Para limpá-la basta enchê-la com água e um punhado de cascas de limão e colocar para ferver. Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe descansar por uma hora.

Espanta mosquitos

Substitua aqueles velhos aparelhos repelentes de insetos por um pedaço de casca de laranja ou qualquer fruta cítrica: elas espantam todos os mosquitos.

E então, gostou das nossas dicas? Agora você não tem mais desculpas para desperdiçar alimentos. Compartilhe esse post e ajude outras pessoas a reaproveitarem alimentos da maneira correta.

Deixe uma Resposta