Blog Decibal Móveis

Blog

A importância do Home Staging para a venda de imóveis

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

Saiba como esse recurso pode te ajudar a vender seu espaço mais rapidamente.

As pessoas que possuem casas à venda em Porto Alegre sempre querem vendê-las o quanto antes. Afinal, quanto mais rápida for essa venda, mais isso representa um retorno maior do investimento efetuado. Por outro lado, quando a venda demora um tempo maior para ser realizada, diminui-se essa taxa de retorno do investimento.

Uma das maneiras de agilizar a venda desse espaço é valendo-se do que se chama de Home Staging, isso antes que se exiba o imóvel para um potencial comprador. Mas o que é Home Staging? Como ele funciona? Por que ele é importante na venda de imóveis? É o que será abordado adiante.

5d603a4300ef2b75f368a885

O que significa o Home Staging?

A palavra “home” é oriunda do inglês e quer dizer “casa”, enquanto que a palavra “staging” quer dizer encenação, no sentido de se preparar uma determinada cena. É extremamente comum as pessoas confundirem o Home Staging com o ato de se decorar um espaço. No entanto, o Home Staging vai muito além disso. Com efeito, ele se trata de uma técnica bastante ampla e muito completa, empregada muitas vezes para ajudar a vender um imóvel mais velozmente.

O Home Staging nada mais é do que uma técnica de marketing que efetua toda a preparação do imóvel, empregando uma série de recursos, estratégias e ferramentas, estimulando gatilhos psicológicos e de cunho sensorial nos possíveis compradores. Desse modo, eles conseguem vislumbrar todo o potencial do imóvel e possuem uma experiência de visitação mais interessante e mais robusta.

Essa técnica foi criada nos Estados Unidos, nos anos 1970. Quem a elaborou foi uma corretora imobiliária chamada Barb Schwarz, depois de notar o impacto que algumas pequenas mudanças no imóvel e na forma em que ele é apresentado podem provocar um impacto positivo muito mais elevado nos possíveis compradores. Ela percebeu ainda que isso poderia ser vantajoso não só para o mercado imobiliário, mas também para os próprios clientes.

Basicamente falando, o Home Staging consiste no emprego de determinados artifícios para melhorar significativamente o aspecto visual dos ambientes. Esse empenho agrega valor ao imóvel, o que faz com que ele seja vendido em um prazo menor e com um preço maior do que ele inicialmente valeria.

O conceito de Home Staging corresponde então a valorização dos pontos fortes do imóvel, aprimorando a sua aparência, construindo novos aspectos atraentes e, desse modo, deixando-o mais vendável. Ele está calcado em três bases: design de interiores, estratégias de marketing e noções sobre o mercado imobiliário.

Como funciona o Homem Staging?

Quando se põe um imóvel à venda, é necessário se colocar no lugar do comprador, pensar nele, em seus desejos, necessidades, anseios, dúvidas. Pense que um possível cliente deseja fazer uma visita ao local, a fim de conhece-lo. Certamente ele não iria gostar de um lugar que apresente desgastes visíveis, que esteja sujo ou desorganizado. Ele pode até querer comprar o imóvel, por conta de outras características, mas, devido a esses defeitos, por assim dizer, ele certamente vai pedir um desconto.

Desse modo, é fundamental se esforçar para promover mudanças na aparência do apartamento em Porto Alegre para provocar impactos positivos no potencial comprador, objetivando construir uma conexão mais emocional e causar aquele sentimento de que seria bom possuir aquele espaço.

O primeiro passo nesse sentido se inicia com a elaboração do anúncio do imóvel, que precisa exibir uma descrição atrativa e fotos de qualidade profissional. Além disso, a preparação do imóvel necessita envolver aspectos que vão desde consertos na parte hidráulica e elétrica até a decoração do ambiente.

02 - Sala - Naturale-BrancoOff copy

Qual é a importância do Homem Staging na venda de um imóvel?

Conforme citado anteriormente, o Home Staging acabou se transformando em uma estratégia de marketing. Isso porque, como ocorre com qualquer outro tipo de produto, quanto mais apresentável e atraente um imóvel for aos olhos do cliente, maiores são as chances de se fechar um bom negócio.

O propósito do Home Staging é acabar com quaisquer dúvidas e reduzir drasticamente o surgimento não somente de questionamentos, mas de negociações com o objetivo de diminuir valores. É essencial fazer reparos em portas, torneiras, eliminar a umidade, entre outras coisas.

O Hom Staging também é muito útil na promoção de despersonalização do espaço, tornando-o mais neutro e, desse jeito, conseguir-se atingir um público mais amplo e diversificado. Em outras palavras, o Homem Staging ajuda a tornar a casa o mais impessoal possível.

Além disso, a arrumação de lugares com uma visibilidade menor, como uma despensa, por exemplo, é igualmente importante. Isso porque, no decorrer do tempo, as pessoas costumam acumular coisas que não tem utilidade em locais menos utilizados como o citado acima.

De acordo com alguns levantamentos recentes, ao que tudo indica as casas desorganizadas incentivam o possível comprador a entender que não existirá espaço suficiente para organizar as coisas que precisa. Outro ponto interessante é que com o Home Staging é possível camuflar consideravelmente os pontos fracos e valorizar os pontos fortes por meio de um método específico.

Na maior parte dos casos, a aquisição de um imóvel é feita por impulso, por conta do encanto que aquele determinado espaço foi capaz de provocar durante a visitação. Muitas vezes, o cliente decide se irá comprar ou não uma casa ou apartamento nos primeiro 90 segundos em que ele está visitando o local.

Para que se agrade um número maior de compradores, a casa tem que funcionar como uma espécie de “casa modelo”. O Home Staging vai criar um ambiente e uma organização visual que sirva para promover a venda do imóvel.

Quanto mais eficiente for o Home Staging, mais agradável e prazerosa será a experiência do cliente e, consequentemente, menos visitas serão necessárias para se fechar o negócio.

Agora você sabe qual é a importância do Home Staging para a venda de imóveis. Conhece também o significado desse conceito e como ele funciona na prática para o mercado imobiliário. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Deixe uma Resposta