Blog Decibal Móveis

Blog

Como ter uma casa sustentável

//
Postado por
/
Comentário0
/

O termo sustentabilidade tem se tornado cada vez mais popular. É comum ouvirmos e lermos sobre como órgãos governamentais e grandes empresas têm se preocupado e agido frente a este tema. Mas afinal, o que é sustentabilidade?

Pode ser traduzido como sustentar, apoiar, conservar. Vem da ideia de utilizar os recursos naturais de forma consciente, ou seja, extraindo da natureza apenas o que for necessário, com o intuito de que este recurso seja permanente, e que possa continuar sendo utilizado pelas gerações futuras.

O impacto na natureza do consumo dos seus recursos de forma indiscriminada deixou de ser uma previsão a longo prazo para se tornar uma realidade. Hoje podemos sentir o desequilíbrio ambiental e seus reflexos nas ondas de calor e frio extremos, além das chuvas, que perderam a frequência e a intensidade corriqueiras, causando alagamentos em alguns momentos e escassez de água em outros.

Tomando consciência do grande impacto no consumo desenfreado dos recursos naturais, percebemos que este cenário somente será corrigido se cada um fizer sua parte. Mas aí vem a grande dúvida: Como eu posso contribuir com a sustentabilidade global olhando apenas para a minha casa?

Para ajudar nesta reflexão, separamos algumas dicas sobre como tornar o seu espaço e as suas necessidades de consumo mais sustentáveis. Mas antes de seguir na leitura, vale lembrar que a questão ambiental faz parte de um tripé da sustentabilidade, que envolve também os princípios social e econômico, que devem ser mantidos em equilíbrio para que se possa ter uma vida saudável.

pexels-cottonbro-4503273

Construção sustentável

Se a sua ideia é construir uma casa, já pensou em torná-la sustentável? Inicie com a localização. Dê preferência para um local em que você possa evitar o uso de transportes automotivos, pelo menos para algumas tarefas do dia a dia. 

No momento da construção, desenvolva um projeto que priorize a luz natural, dispensando ao máximo o uso de lâmpadas. 

O uso de telhados verdes, que diminuem o calor e a necessidade de usar o ar condicionado, assim como sistemas eficientes que reduzam o desperdício de água e energia elétrica são ótimas alternativas a serem consideradas no momento da construção. Além da sustentabilidade ambiental, a longo prazo ajudam muito na sustentabilidade econômica da família.

Casa adaptada

Se você já tem sua casa, mas tem o desejo de transformá-la em um formato sustentável, separamos algumas opções para você.

Adapte os sistemas elétricos e hidráulicos para o uso racional dos recursos. O uso de painéis solares é uma ótima opção para quem quer utilizar uma fonte de energia limpa e ainda contribui com a redução dos gastos mensais em energia elétrica. 

Já quanto ao consumo de água, o uso de cisternas é uma ótima opção. A cisterna é um reservatório que capta e armazena a água da chuva. Esta água pode ser utilizada para regar jardins, limpar calçadas e carros, entre outras finalidades.

Opte por objetos e utensílios que consumam poucos recursos: descarga econômica; torneiras com arejador, que mistura ar à água, diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume; aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos com selo de melhor eficiência energética; e lâmpadas Led, são apenas algumas opções disponíveis no mercado.

pexels-pixabay-356036

Incluindo na rotina

Para quem já tem uma casa estruturada, realizar algumas adaptações físicas envolve investimentos, que dependendo do realizado podem se tornar bem expressivos. 

Neste caso, introduza na vida da família algumas rotinas sustentáveis, que já darão uma grande ajuda ao meio ambiente: economize água; evite o uso de sacolas plásticas; reduza o consumo de carne bovina; dê preferência para produtos biodegradáveis; separe o lixo para coleta seletiva; recicle; utilize meios de transporte alternativos. 

Estes são alguns exemplos de mudanças de comportamento que auxiliam na sustentabilidade ambiental.

pexels-lara-jameson-9324357

As ideias acima podem parecer pequenas diante do desafio de tornarmos o mundo um lugar mais sustentável, mas se começarmos fazendo a nossa parte e dando o exemplo para que nosso vizinho faça o mesmo, logo colheremos os frutos. Juntos estaremos preservando e cultivando um mundo melhor para as gerações futuras!

Deixe uma Resposta