Blog Decibal Móveis

Blog

Verão: 5 cuidados básicos com a alimentação na estação mais quente do ano

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

A época mais quente do ano está aí. Para quem está de férias, uma benção. Para quem está no trabalho, uma vontade imensa de estar descansando. Para ambos, uma preocupação em comum: como se alimentar de maneira adequada? O calor pede refrescância, pede praticidade e, claro, pede cuidados. É comum que as pessoas se alimentem mais fora de casa ou busquem por alternativas que as deixem o mais distante possível do fogão. É nesse momento que se intensificam as incidências de intoxicação alimentar e desidratação, além, claro, do aumento (desnecessário) de peso.

Que tal repensar sua alimentação com dicas bastante práticas, que podem ser incorporadas à sua rotina hoje mesmo? Nós prometemos: vai valer a pena!

#1 Refrigeração é fundamental

No verão, alimentos que não são mantidos na temperatura adequada tornam-se facilmente impróprios. E isso começa no supermercado, na hora da compra. Mesmo que você compre um produto congelado, por exemplo, e que ele esteja dentro de um refrigerador, observe seu estado para verificar se estava acondicionado adequadamente. Se a embalagem estiver “suada” é bastante provável que o produto não esteja refrigerado da maneira correta e que não esteja bom o suficiente para consumo.

Em casa, lembre-se de abrir a geladeira o menos possível e retirar dela apenas os alimentos que for realmente consumir. Se for sair com algum mantimento, aposte nas bolsas térmicas ou embalagens de isopor, mas não esqueça de que ambos não são tão potentes como uma geladeira: há um tempo limite para que alimentos fiquem armazenados. Evitar a exposição direta ao sol e inserir cubos de gelo dentro dos equipamentos são boas dicas.

#2 Água nunca é demais

Parece cliché, mas nunca é demais repetir: beba muita água durante o verão. Aliás, beba muita água sempre, em todas as estações, mas reforce ainda mais durante a estação de maior calor. Tomar água é fundamental para transportar nutrientes e oxigênio entre as células e tem uma outra função bastante importante: evitar a formação de pedras nos rins. Durante o verão, há um aumento na incidência desse tipo de caso, já que é a época em que as pessoas mais transpiram, e a não reposição pode acarretar na produção de cálculos renais.

O ideal é que de 35 a 40ml de água/kg de peso/dia, sendo que 20% já estará presente nos alimentos que você ingere, como frutas e verduras, por exemplo. Se você ingere muita carne ou sal, é necessário beber mais água. Preste atenção na cor da sua urina para saber se você precisa se hidratar ainda mais – se sua urina estiver clara, quase transparente, a quantidade de água ingerida está adequada.

É normal que, com a correria do dia a dia você acabe até esquecendo de tomar água, é por isso que aplicativos para celular, como o Beba Água, podem ser grandes aliados. Outras opções para se hidratar são sucos naturais e chás gelados, ambos sem açúcar, com ingredientes como hortelã, limão, gengibre e erva-doce – que ajudam a refrescar ainda mais.

cuidados-alimentacao-verao_agua

#3 Atenção à higiene

Aquela máxima de estar sempre com as mãos limpas vale ainda mais no verão. Água e sabão já são suficientes, mas não esqueça de lavar bem a palma e o dorso das mãos, além de unhas e punhos, e enxaguar por, no mínimo, um minuto, antes de manipular qualquer tipo de alimento. E, claro, os alimentos também precisam estar limpos.

Com relação a frutas, verduras e legumes, o ideal é higienizá-los antes do armazenamento, para impedir contaminação cruzada. Antes do preparo, porém, o ideal é lavar as frutas e hortaliças com água corrente e, em seguida, colocá-las de molho em uma solução de água e água sanitária (na proporção de um litro de água para uma colher de sopa de água sanitária). Aguarde 15 minutos e lave novamente em água corrente. Da mesma forma, os ovos, um dos grandes vilões do verão, também sejam higienizados, mas somente antes da utilização, para que os microorganismos da casca não contaminem seu conteúdo.

Além disso, os utensílios a serem utilizados no preparo de alimentos também precisam ser bem limpos. Talheres, por exemplo, devem ser lavados com muita água e sabão e podem ser imersos em água quente para melhor esterilização. Com relação a tábuas para cortes de carne e hortaliças, não utilize a mesma tábua para corte de alimentos que serão servidos crus e aqueles que já passaram por tratamento térmico. Claro, que com a cozinha organizada, tudo fica mais fácil!

#4 Frutas, frutas, frutas

As melhores amigas do verão, ainda mais as ricas em água. O ideal é apostar em frutas leves e, ao mesmo tempo, nutritivas, que podem ser consumidas separadamente ou misturadas, em sucos ou sobremesas. Vamos a algumas opções:

  • Melancia: uma das favoritas do verão, pois seu principal componente é a água. Contém também magnésio, vitamina A, B e C e não contém muito açúcares (um ponto muito positivo!)
  • Cereja: com alto teor de fibras, auxilia muito no funcionamento do intestino. É uma excelente fonte de ferro, cálcio e vitaminas A, B e C.
  • Melão: também rico em água, tem poucos açúcares e possui vitaminas A e C, além de potássio e fibras.
    Framboesa: rica em fibras, também é excelente fonte de vitamina C, cálcio, potássio, magnésio e ferro.
  • Morango: fonte de vitaminas C e B9, tem poucas calorias e é rico em minerais como ferro e potássio.
  • Abacaxi: rico em vitamina A, C e B6, além de tiamina, ferro e magnésio. É desintoxicante, refrescante e eliminador de impurezas.
  • Pera: ótima fonte de sais minerais, como sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio. Rica em vitaminas A, C e do complexo B.

cuidados-alimentacao-verao_frutas

#5 Cuidados na praia

Estar pertinho do mar é uma das maiores vantagens do verão. Nada como se refrescar, praticar exercícios ou simplesmente descansar sob o sol e com os pés na areia. É inevitável, porém, que depois de longos períodos na praia não bata aquela fome, junto com a vontade de devorar todas as delícias que surgem em nosso horizonte.

Queijo coalho, peixe frito, cachorro-quente, pastel, sanduíches só para citarmos alguns petiscos. Tentações que podem, na verdade, acarretar em graves problemas. Afinal, são muitos fatores envolvidos: procedência, preparo e conservação. Frutos do mar, por exemplo, exigem boa origem, o óleo utilizado em frituras não pode ser reaproveitado, a refrigeração de alimentos deve ser constante e produtos a base de maionese e altas quantidades de sal devem ser altamente evitados nessa época.

Melhor do que comprar alimentos duvidosos, que tal preparar refeições saudáveis e caseiras para curtir o verão da melhor forma possível?

Bônus: 2 receitas práticas e saudáveis para o verão

Sanduíche de verão

  • 4 colheres (sopa) de coalhada secacuidados-alimentacao-verao_sanduiche
  • 2 colheres (chá) de suco de limão
  • 1 colher (chá) de pimenta
  • 4 fatias de pão de forma integral
  • 4 fatias de tomate maduro
  • 6 fatias de peito de peru
  • 4 folhas de alface
  • Sal a gosto

Misture a coalhada seca com o suco de limão, sal e pimenta. Distribua a mistura sobre as fatias de pão. Distribua as fatias de tomate, de peito de peru e alface. Consuma logo após o preparo ou embale em papel filme e mantenha em uma bolsa térmica com gelo.

 

Smoothie Piña Colada

  • 3/4 xícara de abacaxi fresco em cuboscuidados-alimentacao-smoothie
  • 1/4 xícara de leite de coco gelado
  • 1/2 banana pequena
  • 1/4 colher de chá de erva-cidreira picada

Bata tudo no liquidificador e acrescente gelo a gosto. Procure consumir logo após o preparo.

 

 

 

 

E você, gostou das dicas? Tem alguma receita de verão especial? Compartilhe nos comentários :)

Deixe uma Resposta