Blog Decibal Móveis

Blog

Festas de aniversário em casa: como fazer?

//
Postado por
/
Comentário1
/

Festa de aniversário é sempre um momento inesquecível. É a hora de celebrar mais um ano de vida, de reunir a família e os amigos, aproximar-se de quem a gente gosta e comemorar. Para muitas pessoas esse momento, apesar de bom, ainda traz consigo muita dor de cabeça e estresse: afinal, a busca pela perfeição realmente pode atrapalhar.

Lista de convidados, escolha da decoração, definição do cardápio e seleção do local da festa. Sim, são muitas coisas para se preocupar, mas nós temos boas notícias, a começar por esse último tópico: que tal trazer a festa de aniversário para dentro da sua própria casa? Para incentivar, separamos ótimas dicas para planejar e executar a melhor comemoração da sua vida.

Que tipo de festa você fará?

Esse é o primeiro passo: definir qual tipo de festa de aniversário você fará. Algo mais intimista, apenas para as pessoas mais chegadas? Ou quem sabe uma grande festa, com muitos convidados? Um pequeno coquetel ou um enorme jantar? O chamado serviço americano tem feito muito sucesso. Ideal para espaços menores, trata-se basicamente de dispor comidas e bebidas e deixar que os próprios convidados se sirvam ao longo da festa. Além de poupar trabalho ao longo da comemoração, é uma maneira mais despojada e moderna de oferecer os comes e bebes. Para comemorações feitas no próprio lar, essa é uma das melhores opções, mas a escolha do modelo de festa fica sempre à critério de quem irá promovê-la e do perfil dos convidados.

Pense bem nos convidados

Aliás, falando em convidados, depois de pensar no tipo de festa que deseja dar, é hora de pensar bem sobre quem fará parte dela. Muito além do número de pessoas, é preciso considerar o perfil delas. Jovens, adultos, idosos? Isso pode ajudar a definir não só o cardápio, mas a disposição de móveis e espaços para a festa. Lembre-se que, independente da idade do público, todos devem ter lugares disponíveis para sentar e para acomodar copos e pratos durante a festa. Se houverem crianças, é interessante reservar um espaço somente para elas, com itens de distração que sejam convidativos.

A preparação é fundamental

O ideal é sempre delimitar um local para a festa, nem que se considere um conjugado de ambientes (sala, cozinha e banheiro, por exemplo). Deixar toda a sua casa à disposição dos convidados pode acabar dispersando-os – a não ser que seu lar seja pequeno. Com essa definição em mente, começa-se a limpeza e a organização de todos os itens e móveis. Nesse momento, também, olhe com carinho para seu lar e veja tudo o que você pode aproveitar antes de sair alugando ou comprando objetos. Cadeiras, sofás, pufes, taças, pratos, vasilhas, vasos, procure realocar tudo o que for possível.

Uma parte muito importante e que precisa de atenção especial é o banheiro. Não esqueça de deixar mais de uma toalha à disposição, reposição de papel higiênico, um bom sabonete e alguns “ammenities”, como remédios, absorventes íntimos, linhas e agulhas, desodorante e outros.

Decorando os ambientes

É chegada a parte mais interessante: a decoração dos locais da festa. E isso pode (e deve!) ser tão divertido quanto parece. São muitas as opções disponíveis e a melhor sempre será a que tiver em maior harmonia com a mensagem que você deseja passar. Aproveite que a festa será em sua casa e procure transparecer ainda mais o clima de aconchego e intimidade. A velha ideia de que balões são fundamentais em festas de aniversário já não existe mais, eles podem ser substituídos por itens bem mais criativos. Quer ver?

O charme das flores

Seja qual for a idade e sexo do aniversariante: flores sempre são uma boa opção, tanto as naturais, quanto as artificiais. E você pode aproveitar itens recicláveis que certamente tem em casa, como garrafas de vidro e latas, para acomodá-las.
festas-de-aniversario-em-casa_flores

Tire suas fotos do armário

Lembra daqueles velhos álbuns de família que estão guardados em alguma gaveta? Escolha as melhores fotografias e monte um mosaico de fotos com os melhores momentos do aniversariante. Além de ser uma linda decoração, certamente será uma ótima distração para os convidados.
festas-de-aniversario-em-casa_fotos

O efeito do papel

São muitos os tutoriais de decoração feita com papel, um material mais barato que o plástico dos balões, com um ótimo efeito visual e, claro, mais sustentável – ainda mais se você usar papel reciclado.
festas-de-aniversario-em-casa_papel

O poder da iluminação

Nada mais bonito e elegante do que uma boa iluminação. Por isso, vale apostar em refletores ou até luzes de natal para embelezar a sua festa. Velas também são muito bem vistas e deixam o ambiente ainda mais intimista.
festas-de-aniversario-em-casa_luzes

A definição do cardápio

Depois de definir quem serão seus convidados, é importante pensar bem no menu da sua festa. O bom de estar em um ambiente caseiro é ter vários utensílios e eletrodomésticos à sua disposição. Com relação às bebidas, sempre tenha mais de uma opção, além de água, claro. Não esqueça que precisam estar bem geladas, por isso, já pense na refrigeração com antecedência. Sobre a quantidade, considere os seguintes cálculos para um evento de quatro horas:

  • 2,5 a 3 garrafas de cerveja por pessoa, se estiver no verão, ou 1,5 a 2 garrafas por pessoa, em dias mais frios;
  • Uma garrafa de espumante a cada duas pessoas;
  • Uma garrafa de vinho tinto para servir cinco pessoas ou uma garrafa de vinho branco para três pessoas;
  • 1,5 a 2 garrafas de 500ml de refrigerante ou água por pessoa.

Já sobre a comida, não esqueça de considerar se algum de seus convidados é vegetariano/vegano ou se tem algum tipo de alergia ou intolerância, pensando sempre em opções mais leves e saudáveis, além dos pratos principais. Se optar pelo serviço americano, siga essas sugestões:

  • Calcule aproximadamente oito salgadinhos e cinco docinhos por pessoa;
  • Considere servir entradas como canapés, escondidinhos de carne ou saladas;
  • Potes com balas podem ser bem-vindos também.

Considere a recepção

Tudo pronto, chegou a hora da festa! A maneira como você irá recepcionar os convidados pode ser a atitude mais importante da sua comemoração. Geralmente, é isso que define o tempo que seus convidados permanecerão e o quanto eles se sentirão à vontade. Para esse momento, temos algumas sugestões:

  • Recepcione seus convidados com copos personalizados com seus nomes, assim, você evita que se percam e que se sujem mais copos do que o necessário. Você pode deixar os copos logo na entrada e alguns adesivos para personalizá-los.
  • Providencie cabideiros ou baús para que os convidados possam acomodar bolsas, casacos e guarda-chuvas assim que chegarem. É comum que esses itens acabem atrapalhando durante a festa.
  • Caso opte por um jantar, já receba seus convidados com opções de petiscos ou canapés. Jamais deixe-os esperando pela refeição.
  • Aproveite a chegada também para apresentar os cômodos que podem interessar os convidados, como banheiro, varanda, para fumantes, e até mesmo o quarto, caso o convidado possua crianças pequenas que necessitam ser trocadas ou tirar cochilos durante a festa.
  • Um som ambiente também é muito bem-vindo e ajuda a acolher melhor os convidados na chegada ao evento. Nada de músicas muito altas, sempre com moderação.

Deixe a festa rolar

Não esqueça do mais importante: aproveitar a festa (ainda mais se for você o aniversariante). Sim, é preciso estar sempre atento se tudo está correndo bem, se a comida está sendo bem servida, se a bebida está gelada, se os convidados estão confortáveis. Mas, não esqueça que, se houve uma boa preparação para esse momento, é chegada a hora de curtí-lo, ainda mais porque você está dentro da sua casa. Criar atividades de descontração é sempre muito útil, logo, considere realizar jogos ou competições, alugar um karaokê, colocar um show interessante na TV e, claro, realizar o clássico momento do “parabéns à você”.

[BÔNUS] O melhor bolo de aniversário

Aliás, falando em “parabéns”, aniversário sem bolo não é aniversário. Por isso, para fechar esse post com chave de ouro, trazemos a receita de um bolo que certamente fará muito sucesso na sua festa.
festas-de-aniversario-em-casa_bolo-de-aniversario

Ingredientes

Massa

300ml de leite; 8 ovos; 2 colheres de chá de fermento em pó; 1 colher de chá de bicarbonato de sódio; 200ml de óleo de canola; 2 xícaras de açúcar refinado; 4 colheres de chá de aroma de baunilha; 1/2 xícara de chocolate em pó; 2 xícaras e meia de farinha de trigo; 1 pitada de sal.

Recheio

Morangos (e/ou outras frutas) picados; 1/2 xícara de creme de leite fresco; 400g de cream cheese; 1 xícara de açúcar de confeiteiro.

Preparo

  1. Comece peneirando os ingredientes secos da massa: farinha, fermento e bicarbonato.
  2. No recipiente da batedeira, coloque o óleo, o leite, os ovos, o açúcar e o aroma de baunilha. Bata por um minuto. Junte os ingredientes que foram peneirados. Bata a massa até que fique bem homogênea.
  3. Distribua a massa em mais de uma assadeira para fazer todas as camadas do bolo. Leve ao forno pré-aquecido por 1h.
  4. Para fazer o recheio, é só bater o creme de leite até atingir o ponto de chantilly, juntar o açúcar e o cream cheese.
  5. Acrescente os pedaços de morango no momento de rechear as camadas do bolo.
  6. Agora, é só serví-lo :)

E aí, o que achou das dicas? Que tal já começar a planejar sua próxima festa de aniversário? Deixe seu comentário :)

1 Resposta

Deixe uma Resposta