Blog Decibal Móveis

Blog

As melhores cores para cada ambiente

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

Repare nas cores presentes na sua casa. Nas paredes, no chão, no teto, nos objetos. Já parou para pensar como você escolheu todas elas? Foi aleatoriamente ou planejado? Você já deve ter ouvido falar sobre o poder nas cores nos ambientes. Mas, que tal refletir sobre os impactos que elas podem causar no seu próprio lar? Sim, pode parecer exagero, mas existem cores ideais para cada cantinho da casa, que trazem diferentes sensações e impressões. Vamos entender como isso funciona?

Cores ideais para cozinhas

Cozinhas e salas de jantar pedem sensações que envolvam apetite e também limpeza. O amarelo e o vermelho são excelentes cores para esse tipo de ambiente, considerando que são quentes, estimulam e elevam os ânimos, e estimulam a fome. Essas cores, no entanto, devem ser usadas com moderação, principalmente se trata-se de um ambiente bem iluminado – o que pode causar desconforto visual.

Você pode investir em uma parede única em cor e diversos objetos nessas tonalidades. Outra cor interessante é o branco, pois passa a sensação de pureza, higiene e frescor – além de potencializar as demais cores.

linha-de-cozinhas-adorei-4

Os detalhes em vermelho são uma ótima escolha, ainda mais na cozinha da linha Adorei!, da Decibal.

Cores ideais para quartos

São muitos os tipos de quarto e as cores podem diferir com base nas pessoas que o utilizarão. É um casal, adolescente, criança ou bebê? Sim, essa definição certamente faz diferença.

  • Quarto de bebê: independente da cor escolhida, é interessante que se aposte sempre em tons pastéis, por não serem tão fortes. Quartos de bebê pedem tranquilidade, mas também estímulos e alegria. Indicam-se amarelo, laranja e verde, que podem inclusive, serem combinados entre si.
  • Quarto de criança: quartos infantis exigem estímulos ao desenvolvimento da criança e também precisam passar a sensação de jovialidade. Por isso, evite cores escuras, tons de preto e marrom. Aposte em cores primárias e vivas, como azul, vermelho e amarelo. Você pode, inclusive, ornar essas tonalidades entre parede, piso e objetos decorativos.
  • Quarto de adolescente: assim como em quartos de bebê, quartos de adolescentes exigem uma atmosfera mais relaxada, já que, após a rotina atribulada da adolescência, é essencial encontrar um ambiente aconchegante. É possível, inclusive, ornar essa tendência com tons que estimulam a criatividade e ajudam nos estudos, como amarelo.
  • Quarto de casal: ambiente mais aconchegantes como quartos de casal podem ser estimulados através de tons quentes, como vermelho e terracota, cores com glamour e que estimulam o bom astral, ou mesmo tons de azul e violeta, capazes de acalmar e tranquilizar. Muito cuidado com tons de cinza, que costumam entristecer ambientes.

Cores ideais para salas

Assim como quartos, as cores indicadas para salas também podem variar conforme seus usos, mas não só isso. As cores também podem ser selecionadas a partir do tamanho do ambiente disponível. Se sua sala de estar é pequena, você pode apostar em cores claras, tanto no piso e nas paredes, quanto no teto. Deixe as cores mais fortes e as estampas para os objetos, como almofadas, luminárias e outros.

Amarelo, laranja e verde são excelentes opções, pois trazerem consigo uma harmonia entre elegância e alegria. Você pode escolher paredes únicas pintadas nesses tons, acompanhada das demais paredes em tons mais neutros.

Cores para banheiro

Assim como a cozinha, o banheiro também pede cores que transmitam sensação de limpeza. Mesmo que opte por azulejos, você pode investir naqueles com cores mais claras, como branco, azul e nude. Caso opte por pintar as paredes, que tal apostar em cores menos convencionais? O verde é uma excelente escolha, por ser naturalmente uma cor que remete à saúde e possui efeito calmante – ótimo para banhos.

Cores mais sóbrias, como preto, marrom e azul marinho também são cores bastante usadas em banheiros, com o intuito de sobressaltar a elegância do ambiente. É preciso cuidado, no entanto, se o local for reduzido, pois pode passar a sensação de aperto.

Cores: cheias de significado

Agora que já vimos as melhores opções, que tal ficar por dentro do significado de algumas cores, para ornar objetos dentro de ambientes?

Azul: relacionado à nobreza. Transmite harmonia, tranquilidade e serenidade. Mas, como trata-se de uma cor fria, é preciso usá-la com moderação. Seu uso exagerado pode passar a sensação de monotonia e depressão.

Amarelo: cor quente e vibrante. Transmite luz, calor, descontração, otimismo e alegria. É uma excelente cor para estimular a criatividade e raciocínio.

Verde: símbolo da esperança e da fertilidade. Está relacionado à saúde, liberdade, vitalidade e juventude. Costuma ser utilizada em ambientes para efeitos calmantes.

Rosa: transmite romantismo e ternura. É uma cor utilizada para estimular o amor, a infância e a delicadeza.

Vermelho: cor quente, que transmite energia e paixão. É utilizada para estimular a circulação e a elegância.

Laranja: relacionado à alegria e vitalidade. Transmite sucesso, prosperidade e entusiasmo. Se usada em demasia, no entanto, está ligada à ansiedade.

Marrom: expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. Por lembrar a madeira, remete a um estilo de vida saudável.

Cinza: relacionado à estabilidade e solidez. É bastante utilizado para representar elementos mais sofisticados, mas também pode remeter à tristeza e solidão.

Branco: expressa a paz, purificação, limpeza, frescor e clareza. É uma cor bastante utilizada para transmitir calma.

Preto:obtida a partir da absorção de todas as cores, o preto simboliza elegância, mas deve ser usado com muita moderação.

E você, já escolheu as cores da sua casa? Quais são suas cores preferidas? Conte para nós aqui nos comentários e divulgue esse conteúdo.

Deixe uma Resposta