Blog Decibal Móveis

Blog

Dicas para decorar e organizar salas pequenas

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

Nem sempre é possível contar um ambientes amplos. Na verdade, é cada vez mais comum que imóveis contem com peças menores, pensada para famílias pequenas ou até moradores únicos. Fato é: independente do tamanho dos cômodos, é sempre possível deixá-los com a sua cara, adaptado à sua realidade e, ao mesmo tempo, repleto de estilo. E, quando pensamos em decoração, é impossível não pensar em um dos ambientes mais especiais da casa: a sala de estar. Lugar de encontros, de boas-vindas e de muito descanso e entretenimento.

Se você possui uma sala não muito grande, se tem dúvidas sobre como deixá-la mais harmônica e organizada, e se está disposto a repensar sua disposição e formato, esse post é perfeito para você. Vamos às dicas?

Aproveite as paredes

Pode parecer uma dica simples, mas nem sempre é bem utilizada. Para enxugar a quantidade de móveis na sala, você pode (e deve!) apostar em espaços verticalizados, como as paredes. Investir em racks, prateleiras aéreas, estantes altas é sempre uma boa decisão. Da mesma forma, os painéis para fixar TVs, com armários embutidos, evitam que seja necessário escolher mais de um móvel para cumprir com todas essas funções.

Quanto mais claro, melhor

Já falamos sobre cores, lembra? Então, vale a pena repetir. Espaços pequenos exigem cores claras, que passam a sensação de expansão. Quanto mais escuras forem as paredes de cômodos pequenos, maior a sensação de aperto. Para salas, vale a pena apostar em cores claras, mas também é bem possível investir em uma parede única estilizada, com papel de parede texturizado ou mesmo uma cor marcante e diferenciada.

Como forma de ilusão de ótica também, uma dica interessante é optar por cores mais escuras próximas ao chão, em pisos e tapetes, o que tende a dar uma boa sensação de alongamento.

Minimalismo em alta

A tendência do minimalismo permanece em alta e é uma excelente opção para salas pequenas. Combinar o simples e o sofisticado é sempre uma boa pedida. Além disso, manter poucos móveis e objetos decorativos facilita bastante a circulação de pessoas dentro do ambiente, um dos principais problemas encontrados em ambientes menores.

Aposte em poucos itens, porém certeiros. Você pode substituir sofás grandes por poltronas, eliminar mesas de centro e investir em poucas almofadas, por exemplo. Móveis multiuso como puffs estofados que servem como mesa de centro e apoio para pés, estantes vazadas que servem também como divisórias e, até mesmo, sofás-cama são excelentes opções.

decoracao-salas-pequenas

Espelho, espelho meu

Quer passar a sensação de amplitude à sua sala? Aposte em espelhos. E não precisa ser somente em espelhos aplicados à parede, mas também em móveis espelhados ou espelhos menores, com molduras. Espelhos dão sensação de infinitude. No entanto, assim como todas as coisas em ambientes pequenos, devem ser usados com moderação. Se optar por móveis espelhados, por exemplo, devem ser no máximo dois por ambiente.

Iluminação natural faz toda a diferença

Quanto menos itens criando barreiras para a entrada de luz natural em ambientes pequenos, maior a sensação de espaço. Por isso, em salas menores evite carregar nas cortinas ou até mesmo em móveis que possam impedir a entrada de luz natural.

Na parte da noite, trabalhar com luzes artificiais focadas em determinados cantos da sala também é uma boa pedida. Luminárias de chão ao lado de poltronas, spots de luz próximo ou dentro de estantes ou sobre quadros também auxiliam o “aumento” do ambiente.

Livre-se dos excessos

Já falamos da onda do minimalismo, mas sabemos o quanto pode parecer difícil se livrar de itens que já fazem parte da história de sua casa. O importante é fazer uma boa reflexão sobre o que realmente é utilizado e o que está só ocupando espaço.

Móveis arranhados ou tecidos desbotados até podem ser consertados, mas você realmente acha que as bugigangas decorativas e um monte de equipamentos eletrônicos são úteis? Desapegue! Se existe algo em sua sala de estar que não foi usado em um período de dois anos, está mais do que na hora de doá-lo.

decoracao-salas-pequenas-minimalismo

Distribuição é a alma da decoração

Não adianta ter os móveis mais lindos, o sofá mais moderno e as luminárias mais descoladas: o segredo de uma boa decoração está na disposição dos itens. E, quando falamos em salas de estar reduzidas, essa tarefa é mais do que obrigatória. Pense na circulação pelo ambiente (geralmente de 60cm ao redor de cada móvel).

Uma dica muito importante: evite encostar sofás e poltronas nas paredes. Além de evitar estragos desnecessários, é uma ilusão pensar que isso gera mais espaço no ambiente. Mantê-los afastados, no mínimo cinco centímetros, proporciona um bom efeito visual ao local.

Plantas são sempre bem-vindas

Plantas trazem vida ao lar. Também são excelentes escolhas para ambientes pequenos, já que, além de ótimos itens decorativos, não exigem muito espaço e podem, inclusive, serem suspensas. Você pode optar por plantas fáceis de cuidar e que se adaptem melhor a ambientes internos, como chamaedoreas, ráfis, arecas, jiboias e outras. Plantas em ambientes pequenos tendem a maximizar espaços, por remeterem a ambientes externos. Vale investir e deixar sua casa ainda mais bonita.

E você, já está preparado para decorar ou redecorar sua sala de estar? Agora que você já sabe que falta de espaço não é motivo para desorganização e falta de estilo, teste nossas dicas e compartilhe suas experiências nos comentários 😉

Deixe uma Resposta