Blog Decibal Móveis

Blog

Flores por todos os cantos: recebendo a primavera no seu lar

//
Postado por
/
Comentário0
/

Chegou a hora de guardar os cobertores pesados, abrir bem as janelas, deixar a primavera entrar no seu lar. O inverno já foi embora e a estação mais florida do ano traz consigo tempos coloridos e de muita renovação. Por que não explorar o melhor que a temporada pode proporcionar para deixar sua casa ainda mais linda, mais perfumada e mais revigorante? Sim, você pode (e deve!) decorar com flores, sejam naturais, artificiais ou mesmo em forma de estampa. Aproveite o momento e deixe desabrochar o melhor da natureza. Vamos ver algumas dicas? ?

Decoração com flores naturais

Nada se compara à beleza de uma flor natural, no seu estado mais puro. Além de muito charme, é capaz de deixar qualquer ambiente mais alegre e cheio de energia positiva. Tudo bem, decorar com flores orgânicas pode ser mais caro e exigir cuidados especiais, mas todo o esforço vale a pena: os resultados são impressionantes.

A boa notícia é que flores combinam bem com qualquer espaço, podendo ser usadas como elemento decorativo em qualquer cômodo. O importante, claro, é não exagerar e usá-las com moderação, ainda mais em locais com muitos objetos. Nesses casos, vale investir em arranjos ou vasos menores, por exemplo.

Outro ponto importante é considerar o tom predominante no ambiente, a cor das paredes e das aberturas. É a partir delas que você definirá as espécies. Por exemplo, amor perfeito, begônia, cravos, tulipas e rosas combinam mais com paredes de tons mais quentes, como vermelho e amarelo. Margaridas, hortênsias e azaleias são mais indicadas para locais com tonalidades mais frias, como azul ou lilás.

Mas, o que você deve estar querendo saber é: como cultivar essas belezinhas em casa por mais tempo? Claro que alguns cuidados são necessários:

  • Não coloque o arranjo de flores próximo a frutas. Algumas delas, como maçã e banana, liberam gases responsáveis por acelerar o envelhecimento das flores.
  • Assim que uma das flores murchar, deve ser tirada do vaso o mais rápido possível, pois também libera gases que contaminam as demais.
  • Você pode inserir aditivos como açúcar e lixívia na água das flores, em pequenas quantidades, isso permite que durem por mais tempo. O processo só precisa ser repetido toda vez que a água for trocada.
  • Preserve as flores em locais arejados e longe do ar condicionado. Não exponha-as diretamente ao sol e ao vento.
  • A água deve ser trocada diariamente e os caules devem ser cortados a cada dois dias.
  • Caso estejam plantadas em terra, mantenha-a sempre úmida e evite o acúmulo de água no pratinho.

decoracao-flores_naturais

Decoração com flores artificiais ou estampas

Sem perfumes, mas com o mesmo brilho e intensidade. O efeito das flores artificiais em uma decoração pode ser bem semelhante ao das opções orgânicas, basta projetar bem sua utilização. Para quem não tem tempo, paciência ou até dinheiro para investir em uma decoração com flores naturais, existem alternativas de sobra para brincar com plantas fake ou mesmo com estampas florais.

A começar pelas flores artificiais, alguns pontos merecem atenção:

  • Busque opções que sejam mais próximas do real, existem ótimos tipos disponíveis atualmente. Depois, analise o material de que são feitas: aposte em flores de tecido, plástico ou silicone e evite o veludo, que desbota fácil.
  • Ao montar arranjos, pense em mesclar flores, folhas e outros elementos como pedra, musgos e raízes. Outra opção é borrifar fragrâncias sobre ele: isso traz um aspecto ainda mais natural.
  • Cuide da manutenção, assim essas flores podem durar anos como objetos decorativos. O recomendado é limpá-las com água e detergente, para remover toda a sujeira acumulada, e mantê-las longe do sol.

decoracao-flores_artificiais

Já com relação às estampas: a ordem é ser criativo. Elas podem aparecer nas paredes, em papéis de parede, adesivos ou até em quadros, nos móveis e demais acessórios e objetos decorativos, como cortinas, almofadas, luminárias e outros. Separamos algumas inspirações a seguir:

Além das rosas: as diversas opções de flores

Sim, você pode ir além do óbvio. Rosas são lindas e tradicionais mas, que tal experimentar outras opções de flores? Inovar faz bem! Selecionamos algumas boas opções fáceis de cuidar e ótimas para ornamentar.

Orquídea

decoracao-flores_orquidea
A queridinha dos espaços internos. Exige poucos cuidados e pode ser encontrada nas mais diversas tonalidades, como branco, rosa, amarelo e púrpura. Deve ser cultivada à meia-sombra, apenas com luz indireta. Caso a folhagem esteja escura, considere mudá-la de local. Quem quiser optar pela versão artificial também encontra a flor com facilidade.

Violeta

decoracao-flores_violeta
Pequenas, delicadas e certeiras. Optar por violetas é sinônimo de sucesso: são quase uma unanimidade. Também são muitas possibilidades de tons como rosa, branco, azul, mesclado e o próprio violeta. São muito fáceis de cultivar e ocupam pouco espaço. A luminosidade é importante para seu crescimento. É importante estar de olho quanto ao ataque de pragas.

Gérbera

decoracao-flores_gerbera
Mas, no quesito riqueza de tonalidade, a campeã é a gérbera: são mais de duas dezenas de cores, que vão do branco ao vermelho. Gérberas são ideias para embelezar ambientes vibrantes. Necessita de locais arejados e com incidência de sol. Deve contar com regas regulares, de uma a duas vezes por semana.

Tulipa

decoracao-flores_tulipa
Tulipas são únicas! O encantamento dessa flor é realmente especial. Ao adquiri-las, prefira os botões, assim, duram mais. Mantenha-as em ambientes frescos, com luz solar indireta. A rega deve ser feita diariamente. Caso estejam plantadas na terra, não esqueça de adubar com frequência.

Faça você mesmo: dispondo flores pela casa

Agora que já falamos tanto sobre a beleza, os tipos e os cuidados das flores, que tal colocar a mão na massa? São muitas as opções de arranjo, vasos, pendentes e outros. É possível brincar com artigos florais de diferentes formas, basta deixar a criatividade rolar. Confira algumas opções, estude, adapte e experimente. Deixe seu lar mais colorido e mais personalizado!

Gostou das nossas dicas? Tudo pronto para deixar a primavera invadir seu lar? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e floreie sua rotina ❤

Deixe uma Resposta