Blog Decibal Móveis

Blog

Como deixar seus móveis livres do mofo

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

Com a chegada do verão, as altas temperaturas aliadas ao aumento da umidade no ar costumam ocasionar os indesejados bolor e mofo nos móveis, que podem se tornar um pesadelo se não forem controlados desde o início, afinal, além de danificar os móveis, podem causar ou agravar problemas respiratórios.

O bolor e o mofo são causados por fungos, que ao encontrar o ambiente adequado, se proliferam. Por isso é muito importante manter o ambiente ventilado e livre de umidade.

Acompanhe algumas dicas para eliminar e manter este problema longe dos seus móveis.

Foto-1

Removendo o fungo

Para remover as manchas e o fungo causador do bolor e do mofo, utilize um pano umedecido com uma mistura de vinagre e água morna. Repita a limpeza completa do móvel com esta solução mensalmente, para evitar o retorno do mofo.

Mantenha o ambiente ventilado

Sempre que possível abra as portas e gavetas do seu móvel e deixe o ambiente aberto e iluminado. Isso auxilia na ventilação do móvel e consequentemente na baixa da umidade.

Absorva a umidade do local

Colocar pedaços de giz escolar no interior do móvel, frasquinhos com bicarbonato de sódio ou pacotinhos de sílica (aqueles saquinhos que vem no interior de bolsas e sapatos) ajudam a retirar a umidade e evitam que o fungo se aloje no móvel.

Utilize desumidificadores

Uma opção para ambientes muito úmidos é utilizar um desumidificador, aparelho que suga a umidade do cômodo. Ele também é indicado para locais com pessoas alérgicas, pois evita o ambiente propício à fungos.

Deixe um espaço entre a parede e os móveis

Colocar os móveis a pelo menos cinco centímetros da parede já auxilia na diminuição da umidade presente no móvel. Caso a parede tenha umidade elevada, você pode fazer uma barreira entre ela e o móvel, forrando a parede com placas de isopor.

Esteja atento à infiltrações

Se o bolor ou o mofo surgirem sem causa aparente, verifique se há infiltrações nas paredes e corrija assim que possível, para evitar danos permanentes nos móveis.

Deixe uma Resposta