Conheça mais sobre a meditação e aproveite os benefícios dessa prática milenar
A prática da meditação é um costume muito antigo, que vem sendo incorporada na rotina de quem busca equilíbrio em meio ao turbilhão de informações e acontecimentos diários. De modo geral, a meditação constitui manter foco e atenção no momento presente, muitas vezes através do controle da respiração, ignorando qualquer distração e pensamento. Com isso, a mente do praticante tende a ficar mais focada e menos suscetível a perturbações, oportunizando um estado mental e emocional mais equilibrado.
Benefícios da meditação
Muitos associam os praticantes da meditação como pessoas calmas e tranquilas, porém os benefícios vão muito além disso, tanto na parte da saúde mental quanto física. Antes de tudo, é importante compreender que o estresse é uma resposta do indivíduo às exigências impostas sobre seu corpo e sua mente, desta forma, quanto mais suscetível você estiver, mais será dominado pelos sentimentos de angústia e ansiedade que consequentemente trarão impactos na sua saúde física.
A meditação não extrairá os acontecimentos estressantes da sua vida, mas lhe ajudará a se sentir confortável em meio a esta situação, mudando a sua reação a um determinado acontecimento. Desta forma, a experiência muda e se descobre que é possível encontrar quietude e paz em meio às situações mais difíceis.
Assim, os benefícios mais perceptíveis da prática da meditação estão relacionados às mudanças comportamentais. Alguns estudos relatam melhora na atenção, na qualidade das relações, as pessoas passam a se sentir mais alegres e estáveis emocionalmente.
Acompanhe a seguir alguns dos principais ganhos que você terá ao incluir esta prática na sua rotina.
- redução dos níveis de estresse
- diminuição de sintomas depressivos
- aumento da capacidade de concentração
- equilíbrio do campo emocional
- desenvolvimento do foco nas atividades
- ampliação das emoções positivas
- aumento da capacidade de memorização
- melhora na cognição
- desenvolvimento da criatividade
- redução significativa da violência
- redução da dor crônica
- aumento da imunidade
- controle da ansiedade
- redução de vícios
- melhora do sono
Como iniciar a prática da meditação
De forma simples, para meditar basta estar com a mente em silêncio, em um estado de não fazer nada. Mas como o início pode ser um pouco confuso deixamos algumas dicas para iniciar a sua prática.
1. Concentre na sua respiração
Acompanhe o ar entrando pelas suas narinas e sendo expelido lentamente. Defina um ritmo e mantenha esta frequência de respiração, sempre de forma nasal.
2. Foque em algo
Mentalmente, observe um objeto, como uma chama, uma árvore, um rio. Se concentre em um som, um canto de pássaro, um instrumento musical ou um mantra. Foque sua atenção sem criar conteúdos mentais.
3. Fique em uma posição confortável
O mais importante é manter a coluna ereta para facilitar a frequência energética. Pode ser sentado em uma cadeira, no chão apoiado a uma parede ou na própria posição de lótus, tão tradicional na prática da meditação. É fundamental se sentir confortável durante a meditação e em uma posição em que você não se mexa muito.
4. Tenha um local
Com a prática, é possível tornar qualquer lugar apto para meditação, mas para iniciar o ideal é ter um local reservado e silencioso para manter a concentração.
5. Duração
Lembre-se que feito é melhor que perfeito. Inicie aos poucos e vá prolongando conforme se sentir à vontade. Podem ser 2 minutos que já farão a diferença. Se for difícil para você aumentar o tempo, aumente a frequência para duas vezes ao dia e crie um horário ou um momento definido, para que se encaixe no dia a dia e se torne rotina.
6. Lide com as dificuldades
Diversas situações surgirão enquanto você meditar. Coceira, dor, cansaço, distração… O importante é não se deixar levar por essas sensações, voltando o foco para si. Entenda que a meditação não pode se tornar mais uma obrigação em um dia atribulado, mas um momento para se conectar com sua essência.
Conte com ajuda de aplicativos
Você pode iniciar a prática sozinho, seguindo estas dicas simples, mas também pode contar com ajuda de aplicativos direcionados para a prática da meditação. A meditação guiada é uma ótima opção para quem está iniciando. Teste as opções disponíveis até encontrar a que melhor se identifica.