Blog Decibal Móveis

Blog

Guia completo para montar uma mini-horta dentro de casa: varanda ou cozinha de apartamento

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

Ter uma mini-horta em casa é uma ótima maneira de cultivar alimentos frescos, aromáticas e temperos. E, acredite, isso é possível, mesmo em espaços limitados como varandas ou cozinhas de apartamento. Além de ser uma atividade prazerosa, cultivar suas próprias plantas proporciona uma alimentação saudável e sustentável. Neste guia, você aprenderá passo a passo como montar e cuidar da sua pequena plantação casa.

Escolha o local adequado:

Antes de iniciar, é importante escolher o local ideal da casa. Verifique se a área recebe luz solar direta por algumas horas do dia. Varandas e janelas voltadas para o sol são opções excelentes. Caso não tenha luz solar direta, considere utilizar luzes artificiais para suprir essa necessidade.

Escolha dos vasos e recipientes:

Os recipientes corretos são essenciais para o sucesso da sua mini-horta. Opte por vasos com boa drenagem para evitar o acúmulo de água e o apodrecimento das raízes. Potes de barro, caixotes de madeira e vasos autoirrigáveis são boas opções para espaços internos.

Escolha das plantas adequadas:

Selecione plantas que se adaptem bem ao cultivo indoor e ao espaço disponível. Ervas como manjericão, salsinha, cebolinha e hortelã são ótimas escolhas. Além disso, plantas compactas como tomate-cereja, pimentas e alfaces de variedades menores também são indicadas.

Preparação do solo e substrato:

Prepare o solo ou substrato conforme as necessidades das plantas escolhidas. Utilize uma mistura de terra fértil, composto orgânico e perlita para garantir uma boa drenagem e nutrição adequada. 

Plantio e espaçamento:

Siga as instruções de plantio de cada espécie, respeitando o espaçamento entre as plantas. Evite a superlotação para garantir um bom crescimento e desenvolvimento.

Irrigação e nutrição:

Mantenha um regime regular de irrigação, evitando tanto o excesso quanto a falta de água. Verifique a umidade do solo e regue quando necessário. Utilize adubos orgânicos, ou fertilizantes específicos para hortas em vasos para fornecer os nutrientes necessários.

Cuidados com pragas e doenças:

Monitore regularmente suas plantas para identificar possíveis pragas ou doenças. Utilize métodos orgânicos de controle, como óleo de neem ou armadilhas, evitando o uso de pesticidas químicos, prejudiciais à saúde.

Colheita e utilização:

Quando suas plantas estiverem maduras, faça a colheita cuidadosamente, permitindo que continuem a crescer e produzir. Utilize suas ervas frescas e vegetais na culinária para realçar o sabor das refeições. Não esqueça de ser generoso na hora da poda: retire o que é desnecessário para permitir novas frutificações, por exemplo.

Deixe uma Resposta