Blog Decibal Móveis

Blog

Lixo zero: como diminuir os resíduos e contribuir com o planeta

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

Os dados não mentem: o Brasil produz, em média, 387 quilos de lixo por habitante todos os anos. E, se esse número já é alarmante por si só, espere até ver esse próximo: apenas metade (58%) desses resíduos é descartado corretamente – o resto, permanece engrossando a poluição na água, atmosfera e solo.

Já parou para pensar o quanto você produz de lixo todos os dias? Embalagens plásticas, pedaços de papel, garrafas de vidro, isso sem contar no lixo eletrônico, cujo índice não para de crescer no país. Parece impossível para você viver sem produzir resíduos? Então, conheça a filosofia do lixo zero e saiba como evitar a geração de detritos desnecessários – e como descartar os inevitáveis.

Lixo zero: redução de resíduos no Brasil e no mundo

O movimento lixo zero (ou zero waste) teve seu início na década de 1970, na Califórnia (EUA), pelas mãos do químico Paul Palmer e sua ideia de coletar resíduos descartados por empresas e indústrias locais. A fundação do Zero Waste Institute, na mesma década, passou a regulamentar normas de descarte de lixo, além de métodos de reciclagem e conquistou diversos países do mundo nos anos seguintes. Em 2002, a The Zero Waste International Alliance (ZWIA) se torna a principal iniciativa do movimento no planeta, trabalhando em prol da conscientização sobre os benefícios do controle de desperdício e criando comitês em diversos países – inclusive no Brasil.

Aqui no país, o projeto foi batizado de Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). Fundado em 2010, o ILZB é uma organização sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito no país. A ideia consiste no máximo aproveitamento e encaminhamento corretos dos resíduos recicláveis e orgânicos, além da redução do envio destes materiais para os aterros sanitários. Tudo está baseado nos quatro R’s da sustentabilidade.

Os quatro R’s do Lixo Zero

  • Repensar: acabar com a ideia de que resíduos são sujos. Não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados.
  • Reutilizar: entender que diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem.
  • Reduzir: gerar o mínimo possível de lixo. Ao invés de lixeiras, optar por residuários e contentores para acomodar os materiais.
  • Reciclar: aproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.

Apesar de recente no Brasil, o conceito já é aplicado em diversos locais pelo mundo e já obtém resultados significativos: em São Francisco, nos Estados Unidos, 82% do lixo produzido vai para a reciclagem ou compostagem. Já o distrito de Kamikatsu, no Japão, atingiu níveis de 90%. No país, a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, é a maior referência no assunto.

Mas, como contribuir para a redução de resíduos?

Os conceitos e as iniciativas são sempre muito legais e atraentes, mas você deve estar pensando: como posso contribuir no meu dia a dia? Minhas atitudes realmente podem impactar no planeta? As respostas podem ser muitas, mas poderíamos reduzir a uma só: só depende de você! Comece alterando pequenas ações e influencie também as pessoas ao seu redor. Abaixo, algumas dicas:

Reduza a quantidade de lixo

Esse, por si só, já é um grande passo. Consumimos muitos itens, como embalagens descartáveis, sem nem perceber. Guardanapos, canudos, copos, papel de bala e por aí vaí. Preste atenção no que você compra/usa e pergunte-se se poderia fazer diferente.

  • Carregue com você um kit com talheres e copo, para evitar o uso de descartáveis na rua;
  • Compre produtos a granel e opte sempre por opções de refil;
  • Leve sua própria ecobag para carregar suas compras e opte por sacos de tule ou papel para armazenar alimentos;
  • Prefira receber contas online e evite receber correspondências desnecessárias;
  • Use buchas vegetais para lavar a louça;
  • Invista em coletores menstruais e fraldas de pano para bebês;
  • Evite comprar cosméticos ou produtos de limpeza em excesso, apenas o que vai realmente utilizar;
  • Adote receitas caseiras para limpeza e higiene pessoal (bicarbonato, vinagre, sabão de coco são ótimas opções).

Faça a gestão correta do lixo

Saber como separar seu lixo, entender quais itens podem ser reciclados e descartar corretamente os resíduos que produz são ações de grande importância para o planeta. Considere algumas atitudes para incorporar na sua rotina.

A base de tudo é saber dividir os resíduos em três grandes grupos:

Lixo reciclável

Entre os resíduos que podem ser reciclados, podemos destacar: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixa de leite, caixas de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos), latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados. Não esqueça de limpá-los antes de reutilizar.

Lixo orgânico

Os resíduos orgânicos podem ser compostáveis, como cascas de frutas e legumes, ou lixos úmidos, como restos de comida, sujeira de vassoura e de cinzeiro.

Lixo não reciclável

Entre os itens que não podem ser reciclados, estão papel higiênico, papel plastificado, remédios, cosméticos, produtos de limpeza, cerâmicas, pilhas e lâmpadas. Esses devem ser descartados da maneira correta. Consulte pontos de coleta na região onde você mora.

Recicle/reaproveite as sobras

Quando não puder evitar o uso de alguns itens, aposte na reciclagem e no reaproveitamento de resíduos. Essas também podem ser atitudes nobres e de alto impacto sustentável. Basta enxergar o seu lixo de uma outra forma.

Na sua casa, nas empresas e no mundo

Se os cuidados domésticos com o lixo já têm um impacto enorme na sociedade, imagine a influência que as empresas e indústrias têm sobre o planeta. Os cuidados com resíduos sólidos e químicos já fazem parte da realidade de muitas organizações pelo mundo.

Na Decibal, a atenção com o reaproveitamento e descarte correto de resíduos já está incorporada à rotina da empresa. São diversas iniciativas que englobam questões comportamentais muito importantes:

lixo-zero_decibal

  • Treinamento interno sobre compostagem do lixo orgânico, como forma de incentivar o reaproveitamento de resíduos orgânicos;
    Revitalização da compostagem orgânica montada e mantida pela empresa;
  • Revitalização e identificação de todas as lixeiras presentes da empresa, a fim de ajudar na coleta seletiva;
  • Reaproveitamento constante de alimentos, com a produção de sobremesas e refeições feitas com sobras de alimento.

Tais realizações contemplam a responsabilidade socioambiental da Decibal. São ações que visam tanto a conscientização dos colaboradores quanto a minimização de impactos na região. Ações que podem transformar o mundo!

E então, pronto para mudar sua rotina, prestar mais atenção ao seu lixo e mudar sua comunidade e o mundo? Siga as dicas desse post, compartilhe com seus amigos e ajude o meio ambiente :)

Deixe uma Resposta