Blog Decibal Móveis

Blog

Preparando sua casa para o inverno: como receber a estação mais fria do ano?

//
Postado por
/
Comentário0
/

Hora de tirar os casacos do armário, preparar bebidas quentes e fechar as janelas. Ela, a estação mais fria do ano, está chegando. Trazendo consigo não apenas chuva e temperaturas geladas, mas também reuniões com os amigos e jantares com a família. Tudo, claro, no conforto da sua casa, o lugar mais querido para encarar o inverno.

Pensando justamente no seu lar, separamos algumas dicas interessantes para você receber a temporada com os braços abertos – ou melhor, com ambientes calorosos, roupas de cama quentinhas e decorações muito elegantes.

Higienize roupas e ambientes

Vamos começar pela parte um pouco mais trabalhosa. Lembra das blusas de lã guardadas? Lembra dos cobertores escondidos? Então, comece retirando tudo o que você vai utilizar nos dias frios para lavar. Sim, por mais que estejam muito bem guardadas, peças de vestuário e roupas de cama precisam ser higienizadas antes do uso. Isso porque o fato de estarem reservadas por tanto tempo facilita a proliferação de ácaros – os grandes inimigos das alergias. Uma boa ação é deixar que as roupas sequem ao sol, depois de lavadas. Isso também facilita a eliminação de qualquer impureza que possa persistir. Para acomodar tudo depois de higienizado, confira algumas dicas de organização de guarda-roupas.

Cômodos também precisam de limpeza. Ainda mais considerando que permanecerão boa parte do tempo fechados. Aproveite para eliminar a poeira nos momentos menos frios do dia – final da manhã e início da tarde. É importante também que, nesses horários, você deixe as peças da casa bem ventiladas, o que pode ajudar até a aquecê-la para enfrentar a noite. Quanto mais tempo seu lar estiver fechado, mais frio ficará.

Invista em mantas e tapetes

Nada mais aconchegante do que aquela mantinha para se aquecer no sofá. Nada mais gostoso do que um tapete quentinho para apoiar os pés depois de um dia cansativo. Sim, você pode (e deve!) abusar desses itens no seu lar durante o inverno. Se seu sofá é estampado, prefira mantas lisas em cores que ornem com ele, se for liso, aposte no contrário. Você pode simplesmente espalhar as mantas ou fazer rolinhos para decorar sua sala.

preparando-casa-para-inverno_mantas

Com relação aos tapetes, as dicas são semelhantes. Você pode tentar sobreposições e escolher opções apeluciadas. Cuidado para não torná-los armadilhas. Prenda suas bordas com fita adesiva se for necessário. Para as visitas que chegam, mantas e tapetes também são muito bem-vindos, mas, claro, também precisam estar com a limpeza em dia.

preparando-casa-para-inverno_tapetes

Aposte nas cores

Já falamos sobre a importância e os efeitos que as cores têm na decoração de ambientes. O inverno pede calor, por isso, aposte em cores mais quentes, seja renovando o tom de suas paredes, com tinta ou papel de parede, seja investindo em objetos decorativos nessas nuances. Tons vermelhos e alaranjados são excelentes opções, como café, chocolate, areia, tabaco, terracota e castanho.

preparando-casa-para-inverno_cores

Materiais em madeira são muito bem-vindos, pois transmitem bem a sensação de aquecimento. Que tal uma bancada ou aparador com padrão Nature da Decibal? Com estilo rústico amadeirado, os móveis remetem à madeira de demolição e, além de trazerem uma atmosfera mais aconchegante, vão encher sua casa de estilo. Vale conferir as opções para esse inverno.

preparando-casa-para-inverno_nature

Prepare a iluminação

Outro elemento que pode fazer toda a diferença no seu lar, e deixá-lo ainda mais acolhedor durante o inverno, é a iluminação. Lâmpadas amareladas tendem a transmitir a sensação de conforto térmico, diferente das luzes mais brancas e frias. Existem opções fluorescentes também em tons de amarelo, não sendo necessário usar lâmpadas incandescentes (que gastam mais energia). Você pode incluí-las em abajures ou luminárias e deixar seus cômodos à meia luz nos períodos noturnos.

preparando-casa-para-inverno_iluminacao

Velas também são ótimas pedidas e dão um ar mais charmoso e intimista a quartos, salas e até banheiros. Não é preciso reforçar que velas só podem permanecer acesas enquanto alguém estiver no ambiente e sempre longe de materiais inflamáveis. Uma boa dica é contar com apoios para depósito de ceras ou os famosos candelabros.

preparando-casa-para-inverno_banheiro

Bônus: Manta de braço – DIY

Para ajudar você a preparar seu lar para receber o inverno, separamos um tutorial super bacana: manta/cobertor de braço. Sim, é possível fazer tricô sem agulhas, utilizando somente suas mãos e braços. E não, não requer tantas habilidades, é muito mais fácil do que você imagina.

O mais legal é que, a partir dessa técnica, você pode criar mantas, cobertores, golas de pescoço, cachecóis e até cestos. Você pode utilizar qualquer tipo de frio, como lã Merino e outros fios grossos. Tudo para deixar seu lar ainda mais quentinho e estiloso!

Aprenda com o vídeo e confira abaixo algumas aplicações dessa técnica:

Gostou das nossas dicas para deixar sua casa a cara desse inverno? Tem mais alguma para compartilhar? Deixe seu comentário e ajude a divulgar esse conteúdo entre seus amigos :)

Deixe uma Resposta